Giro nos Estados

São José de Ubá ganha Centro de Educação Tecnológica

O ensino profissionalizante do Estado do Rio ganhou, na última sexta-feira (07/12), um importante reforço. O governador Sérgio Cabral inaugurou o Centro de Educação Tecnológica e Profissionalizante (Cetep) de São José de Ubá, no Noroeste Fluminense. O 64º Cetep da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) tem capacidade para formar 1.200 alunos por ano.

– A realidade do ensino profissionalizante no Estado é outra. Hoje nós temos um ensino profissionalizante de verdade, que qualifica as pessoas. Quem faz curso aqui, seja de quatro meses, de três meses, de um ano, elas saem qualificadas para o mercado de trabalho. Num Estado do Rio que cresce o que mais se precisa é de gente qualificada. Uma pessoa que tenha a sua profissão tem muito mais chances de conseguir um emprego e ganhar mais – afirmou o governador Sérgio Cabral.

Os moradores de São José de Ubá e arredores contam com os cursos de cabeleireiro, eletricista instalador predial de baixa tensão, encanador instalador predial, espanhol, operador de computador, inglês, manicure, e pedreiro de alvenaria. Em janeiro, serão abertas as inscrições e a previsão é que sejam oferecidas 360 novas vagas.

– São José de Ubá, como todo o Estado do Rio de Janeiro, está em amplo crescimento. Então, vimos a necessidade de oferecer profissionalização para essa região – afirmou Elder Lugon, presidente da Faetec.

A unidade está funcionando oficialmente desde junho e já formou os seus primeiros profissionais. Para o segundo semestre deste ano foram oferecidas 400 vagas. A unidade conta com 16 salas de aula e dois laboratórios de informática. Os cursos contam com aulas práticas e teóricas.

Fonte: Secretaria de Ciência do Rio de Janeiro

Próximos Eventos