+55 (61) 4101-6508 / 4101-6509

Giro nos Estados

Santa Catarina visa cooperação tecnológica com a Ucrânia

Acordos de cooperação comercial, científica, tecnológica e educacional com a Ucrânia começaram a ser prospectados pelo governador Leonel Pavan e comitiva catarinense a partir desta segunda-feira (19), quando iniciou a missão oficial pelo Leste Europeu, incluindo ainda visita à República Tcheca. A assinatura de um protocolo de cooperação entre a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Universidade de Kiev, capital da Ucrânia, e outras duas universidades do país, que serão definidas esta semana, na áreas de graduação e pós-graduação de Ciências Agrárias e Engenharia Aeroespacial, é o primeiro resultado prático da missão que prossegue até o dia 26.

O governador e comitiva catarinense tiveram audiência, nesta segunda-feira, com o primeiro-ministro da Ucrânia, Mykola Azarov, com o vice-ministro da Política Industrial, Sergii Bilenkyi, e com o vice-ministro da Educação, Borys Zhebroskyi. As autoridades do governo federal ucraniano acenaram ainda para a ampliação de parcerias comerciais no setor agropecuário e para a implementação de projetos conjuntos de alta tecnologia na área da produção de máquinas e equipamentos para geração de energia, além do setor de famacologia e produtos químicos como fertilizantes.

Ciência e Tecnologia – O secretário especial de Estado da Articulação Internacional, Vinícius Lummertz Silva, complementa que o interesse do governo ucraniano é motivado pelo estímulo que pretende oferecer à atuação em parceria de empresas do país com catarinenses e brasileiras na área de Ciência, Tecnologia e Energia, setores que destacam a economia da Ucrânia.

“Há dez anos Santa Catarina importava energia elétrica e hoje exportamos. Com a previsão de construção de mais de 60 Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) nos próximos anos, teremos a necessidade de novas tecnologias e de máquinas para a produção desta energia”, observa o secretário do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Paulo Cesar da Costa, que também acompanha a missão oficial.

Na terça-feira (20), o governador Leonel Pavan e comitiva se reunirão com o vice-ministro da Agricultura da Ucrânia, Maksym Meinychuk. Na pauta do encontro, será discutida a ampliação da exportação de produtos agroindustriais do Estado e a importação de fertilizantes como a ureia.

Fonte: Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina

Compartilhe:

    Próximos Eventos