Giro nos Estados

Santa Catarina forma mais de 1.200 alunos em cursos do Geração TEC em 2014

O projeto oferece cursos gratuitamente para jovens acima de 17 anos, com ensino médio completo ou que estejam cursando o último ano. Desde o lançamento, foram 4.447 participantes.

O programa do Governo do Estado que oferece oportunidade para jovens e adultos entrarem na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) formou 1.260 pessoas em 2014. Foram 48 cursos, sendo 25 turmas de formação profissional e 23 turmas de gestão empresarial. “O investimento em capital humano é fundamental para o desenvolvimento do Estado”, afirma a secretária do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), Lucia Dellagnelo.

O Geração TEC foi lançado em agosto de 2011, visando formar mais profissionais na área de tecnologia, impulsionando o desenvolvimento econômico. Inédito no Brasil, o programa é realizado em parceria com entidades e empresas do setor tecnológico, que apontam as demandas locais e ajudam a elaborar as ementas dos cursos, para que os formados tenham melhores chances de entrar no mercado de trabalho. Foram desenvolvidos cursos em formação profissional como Cobol, Java, C#, .Net, Suporte/Help Desk, Java Web. Já as capacitações em gestão empresarial foram em Modelo de Negócios Canvas, Portfólio de Projetos, Vendas Consultivas em TI, Custos e Formação de Preço de Vendas, entre outras.

Em 2014, os cursos foram disponibilizados nas cidades de Blumenau, Brusque, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages, Rio do Sul, São Bento do Sul, Tubarão, além da Grande Florianópolis. Segundo a coordenadora do Geração TEC, Jeritza de Souza, as atividades já iniciadas desde a assinatura do novo convênio, em junho deste ano, terão continuidade no próximo ano.

Fonte: FAPESC

Próximos Eventos