+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Santa Catarina amplia produção de componentes atenta à indústria 4.0

A Secretaria de Política de Informática do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (SEPIN-MCTIC) e a Fundação CERTI lançaram nesta segunda-feira 06/11, em Florianópolis, Santa Catarina, a segunda etapa do projeto LABelectron Nucleador, uma iniciativa para estimular e promover a competência nacional no desenvolvimento e produção da eletrônica de produtos com tecnologias da informação e comunicação.

Financiado com recursos do Programa Prioritário HardwareBR, da Lei de Informática, e coordenado pela SEPIN-MCTIC, o LABelectron Nucleador visa estabelecer na região Sul do Brasil um empreendimento modelo para desenvolver e consolidar plataformas de soluções para a competividade da manufatura de placas eletrônicas de alta confiabilidade em pequenas séries.

Nesta segunda etapa – a primeira foi desenvolvida entre 2007 e 2011 -, o projeto será realizado em parceria com o SENAI-SC e conta com investimentos de aproximadamente R$ 13 milhões para execução até o final de 2018. A expectativa é que o modelo inovador seja disseminado para outras regiões do país.

“O nosso objetivo é contribuir cada vez mais com os diversos setores na chamada indústria 4.0, que vai agregar mais competitividade e modernização ao ecossistema brasileiro de inovação tecnológica”, destaca o Superintendente Geral da CERTI, José Eduardo Fiates.

Fundado em 2002 por iniciativa da CERTI, o LABelectron  é um laboratório-fábrica que fornece ao mercado soluções tecnológicas inovadoras a partir do desenvolvimento de projetos e da manufatura de placas eletrônicas em pequenas séries, com flexibilidade e customização, atendendo diretamente às necessidades das pequenas e médias empresas que não têm demanda para produção em larga escala.

Considerado pioneiro no Brasil, o modelo permite que a infraestrutura seja utilizada tanto para a prestação de serviços a empresas, como para a aplicação de P&D. Desde sua implementação, o LABelectron já atendeu cerca de 130 empresas, atingindo a marca de 68 milhões de componentes montados em mais de 340 mil placas eletrônicas.

O evento de lançamento foi realizado no Centro de Inovação ACATE Primavera e contou com a participação do ministro Gilberto Kassab; do diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação Digital da SEPIN, José Sampaio Gontijo; do governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo; e do presidente da Embrapii, Jorge Guimarães,entre outras lideranças do setor de tecnologia.

Fonte: Convergência Digital

Próximos Eventos