Giro nos Estados

Sacaca em Macapá é documentário do Conhecendo Museus da TV Brasil

O Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa), através do Centro de Pesquisas Museológicas – Museu Sacaca recebeu no período de 01 a 03 de outubro, a equipe da Tv Brasil (Programa Nacional de Televisão), para realização do documentário Conhecendo Museus, no Sacaca.

O projetoresultante de uma parceria entre o Governo Federal/Ministério da Cultura/Instituto Brasileiro de Museus e a TV Brasil, objetiva apresentar e divulgar em documentário realizado nos diversos museus brasileiros, toda a diversidade cultural existente no País. O Programa é exibido às terças feiras, às 17h30, na Tv Brasil.

De acordo com Natt Naville, jornalista e coordenadora da equipe da Tv Brasil, “o Projeto Conhecendo Museusagora em sua 3ª temporada, tem se revelado excelente instrumento de divulgação do conhecimento. Através dele, em cada edição do programa, a população pode visualizar o atual funcionamento e a singularidade dos diferentes museus espalhados pelos diversos estados brasileiros.”

E acrescenta: “Na realização do Conhecendo Museus se tem a exata percepção da imensidão do Brasil. É inegável! O Brasil se nos apresenta como um enorme caleidoscópio cultural, pela imensa variedade de saberesfazeres vistos através das linguagens presentes em exposição nos museus, registradas e documentadas pelo Projeto”. Para a equipe, “cada Museu é como um fragmento de um mosaico, que revela uma forma de vida diferente. Por exemplo, aqui, no Museu Sacaca, o ambiente visual, a beleza da natureza que tem ao redor, encanta todo mundo. Depois, é um espaço que foge um pouco aos padrões de ser local de exposição com um acervo permanente. É, realmente, um Museu Vivo pelas dinâmicas que acontecem em seu interior e que interagem diretamente com a comunidade”, ressaltou Natt.

“Observamos que o Museu Sacaca, por seu visual, pela dinâmica de suas atividades e pelas atrações que apresenta, é, também, poderoso veículo de divulgação da cultural local, tanto para a população que prestigia seus projetos, como para turistas brasileiros e estrangeiros. O Fim de Tarde no Museu é um exemplo. Os músicos locais fazem a divulgação de seu trabalho num espaço aconchegante, agradável. É um programa bem apreciado por todos, para os residentes e para aqueles que estão só passeando ou conhecendo a cidade. O Projeto acontece na Praça da Alimentação onde  o Sacaca  oferece deliciosas comidas típicas da região. O bacana é isso. O Museu ser espaço vivo e de ligação com a comunidade”, concluiu a jornalista. .

Nesta quinta-feira, 3 de outubro,  a equipe do Museu Sacaca responsável pela atividade Museu Vivo, recebeu representantes das comunidades de São Francisco do Matapí,  que fizeram a  produção e comercialização  de farinha e açaí. Quem também se fez presente, foi a Associação de Mulheres Agroextrativistas do Alto Cajarí (AMAAC), que realizou comercialização de produtos derivados da Castanha do Pará. Essas comunidades integrarão o documentário e também participaram das gravações nos espaços do Sacaca.

Nessa 3º Temporada, a equipe da Tv Brasil estará realizando visitação a 62 museus, contemplados pelo programa.  No Brasil, é grande a diversidade e riqueza cultural registrada pelos Museus, através do folclore, da religiosidade e dos costumes das comunidades de tribos indígenas e das  favelas.   É possível afirmar, que essa diversidade cultural é visível e constatada em cada viagem realizada pela equipe, às diferentes regiões e Museus visitados. É tanto que é proposto, quando da exibição do Programa, que se convide o telespectador a viajar com a equipe para conhecer o Museu, objeto do documentário.

Para acompanhar o programa da Tv Brasil, através da internet, é só acessar o site:conhecendoosmuseus.com.br

Fonte: IEPA

Próximos Eventos