Giro nos Estados

RS agora tem dois novos Polos Tecnológicos

A entrega do protocolo de intenções da Secretaria da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (SCIT) para formalização de dois novos polos tecnológicos no Estado ocorreu na manhã desta quinta-feira (3) no Palácio Piratini. O governador em exercício, Beto Grill, e o titular da pasta, Cleber Prodanov, assinaram a ata dos documentos, juntamente com os gestores dos polos do Vale do Jaguari e do Alto da Serra do Botucaraí. O Programa de Apoio aos Polos Tecnológicos, criado em 1989, agora conta com 25 polos em 23 regiões do Estado.

O governador em exercício destacou o alinhamento do programa com a política industrial do Governo do Estado. “O desenvolvimento está alicerçado nessas ações continuadas. A Secretaria da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico e as unidades gestoras estão de parabéns”, comentou. “Quem ganha com isso é a comunidade”.

Para Prodanov, este é um momento muito importante para o desenvolvimento local e regional. “Nossa meta é implantar, até o fim da gestão, polos em todas as regiões do Estado, entendendo que a pesquisa e a inovação serão ferramentas essenciais para o crescimento de regiões deprimidas”, destaca.

O gestor do novo Polo do Alto da Serra do Botucaraí e diretor da unidade da Universidade de Passo Fundo (UPF), em Soledade, Idioney Oliveira Vieira, destacou a parceria dos técnicos da SCIT na realização dessa meta de crescimento para a região que, conforme ele, fica no meio do progresso. “Encontramos na SCIT todo apoio necessário e nossa comunidade está cheia de expectativas”, ressaltou. O polo local vai atuar em três áreas prioritárias: agricultura e alimentos; turismo e pedras e gemas e joias.

Já o Polo do Vale do Jaguari, representado na ocasião por André Petry, terá as seguintes áreas de atuação: agropecuária e agroindústria; engenharia agrícola e florestal; arquitetura e moveleira; tecnologia da informação e saúde e turismo. A gestão do polo será da Universidade Regional Integrada (URI), por meio do Campus do município de Santiago.

Também estiveram presentes à solenidade a secretária Geral de Governo, Miriam Marroni, os prefeitos de Fontoura Xavier, José Flávio Godoy, e de Barros Cassal, Ivo Franscisco Fachi, além da coordenadora do Programa de Apoio aos Polos Tecnológicos, Marinês Stefanello.

Fonte: SCT-RS

Próximos Eventos