+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Rota da Inovação terá roteiro tecnológico até o Sapiens Parque em SC

O governador Raimundo Colombo e o secretário do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Paulo Bornhausen, participarão nesta quinta-feira, 21, do lançamento do “Rota da Inovação”. O projeto da Prefeitura de Florianópolis tem como objetivo criar um roteiro tecnológico, econômico e turístico, ligando o aeroporto ao Sapiens Parque. A solenidade será às 14h, no Centro de Visualização Floripa Interativa do Sapiens Parque, no bairro Cachoeira do Bom Jesus. “Esse é um projeto absolutamente estratégico para a consolidação do Sapiens Parque como grande destino para investimentos em inovação”, afirma o diretor-executivo do Sapiens Parque, José Eduardo Fiates.

O “Rota da Inovação” irá destacar as principais instituições relacionadas à inovação, tecnologia, pesquisa e desenvolvimento econômico, localizadas ao longo do trajeto de cerca de 40 quilômetros. A proposta é criar uma identidade para o eixo de desenvolvimento de Florianópolis, ressaltando a referência da cidade como ambiente sustentável e inovador. Outro intuito é ampliar a integração e a articulação entre as instituições envolvidas. “A Rota da Inovação será uma espécie de El Camino Real, a grande avenida em torno da qual se desenvolveu o Silicon Valley, o principal polo tecnológico do mundo”, aponta Fiates.

No lançamento, serão apresentados os pontos a serem percorridos pela Rota. Em um segundo momento, haverá a definição das ações em torno de cada ponto para compor a Rota da Inovação. Todo o processo de construção do conceito do projeto e de sua implantação será conduzido com a participação da sociedade, por meio de encontros, entrevistas e pesquisas.

O “Rota da Inovação” é uma ação da Florianópolis – Capital da Inovação. A realização é da Prefeitura Municipal de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável, em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Fundação Certi, Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate) e Sapiens Parque. A execução será do Laboratório de Orientação da Gênese Organizacional (Logo) da UFSC.

Parque de inovação
O Sapiens Parque é um parque de inovação concebido para promover o desenvolvimento de segmentos econômicos que já são vocações de Florianópolis, como o turismo, a tecnologia, o meio ambiente e serviços especializados. Com o apoio do Governo do Estado, o Sapiens está inserido em uma estratégia de desenvolvimento tecnológico regional que envolve outros projetos, como a incubadora Celta, o ParqTec Alfa, o laboratório-escola LABelectron e outras iniciativas do sistema local de inovação.

Fonte: SDS-SC

Próximos Eventos