+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Rondônia passa a presidir Região Norte no Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia

Para o biênio 2015/2016, Rondônia representará a Região Norte nos debates nacionais sobre Ciência, Tecnologia e Inovação. Nesta quarta-feira, em Brasília, o secretário adjunto do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), Pedro Pimentel, foi eleito diretor da região no Conselho Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti) por representantes dos próprios estados do Norte.  O Consecti é uma entidade que coordena e articula interesses comuns das instituições estaduais de CT&I e contribui para o aperfeiçoamento da Política Nacional de CT&I, entre outras competências.

“É uma grande conquista para Rondônia. O resultado atendeu a vontade dos estados do Norte de forma democrática. Representa um feito inédito, pois sempre o Amazonas e Pará ocuparam a posição nos últimos dez anos”, ressaltou o atual diretor regional

Pedro Pimentel tem defendido o tratamento diferenciado para estados do Norte, principalmente na elaboração do Plano Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação de Desenvolvimento da Amazônia, que prevê projetos de curto, médio e longo prazo para os próximos 20 anos. Durante o encontro que definiu a nova gestão do Consecti, o ministro de Ciência e Tecnologia, Aldo Rebelo, abordou pontos sobre os procedimentos que devem ser seguidos para que os estados realizem captação de recursos e concretizar projetos na área.

Segundo o adjunto, a viabilização de recursos para estados do Norte e alguns do Nordeste precisa ser melhor analisada, pois não possuem recursos como São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná, por exemplo, que tem condições de cumprir todos os requisitos exigidos para a captação dos recursos. “Dessa forma a competição em nível de projetos não favorece nossa região. É preciso que isto seja revisto no Plano”, defendeu Pedro Pimentel.

Fonte: SEPOG-RO

Próximos Eventos