Giro nos Estados

Rondônia desponta em número de atividades na semana

Já são cerca de três mil atividades cadastradas para SNCT 2012. Coordenadora atribui resultado à mobilização do governo, parceiros e voluntários.

Com 1,56 milhão de habitantes – segundo o Censo 2010 -, Rondônia só tem mais população que quatro unidades da federação. Em número de atividades cadastradas na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), porém, o estado, com cerca de 3 mil registros, só perde para Amazonas no ranking nacional.

De acordo com a coordenadora da SNCT em Rondônia, Conceição Rúbia de Sousa, a quantidade expressiva de atividades se deve ao envolvimento de municípios do interior e dos bairros e distritos de Porto Velho. Ela também associa esse resultado à atuação do grupo de pesquisa Acqua Viva, que, há dez anos, atua na difusão de informações ligadas à preservação da água.

“Graças à mobilização de todos, governo, parceiros institucionais e voluntários, Rondônia tem alcançado destaque nacional nas últimas edições da semana”, comemorou Conceição, gerente de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secretaria Estadual de Planejamento e Coordenação Geral (Seplan/RO).

Embora significativo, o número ainda está distante do desempenho rondoniense em 2009 – 4.844 atividades, atrás apenas do Amazonas. Desde então, a média, na comparação com o cenário nacional, mantém-se alta, com 3.478 em 2010 e 2.418 no ano passado.

Mas, como o prazo para inscrição de eventos ainda não se encerrou, a expectativa da líder do Acqua Viva, Catia Zuffo, é que o grupo de pesquisa da Universidade Federal de Rondônia (Unir) ajude a ampliar a marca. “Quando terminarmos de cadastrar tudo, esperamos ultrapassar o volume atual, com atividades espalhadas em aproximadamente 30 dos 52 municípios do estado”, disse.

Desde 2005 na SNCT – ano da segunda edição, cujo tema foi “Brasil, olhe para a água!” -, o grupo Acqua Viva terá, a partir deste ano, apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Segundo Catia, o projeto se mantém bastante presente em áreas rurais e, em 2012, busca despertar a atenção da terceira idade e da classe trabalhadora.

A partir de parcerias com a rede pública de ensino, o Acqua Viva realiza atividades como oficinas, palestras, exibição de vídeos e filmes, “contação” de histórias para crianças, exposições, feiras de ciências, expedições científicas pela Amazônia e organização de visitas da comunidade a instituições.

Sobre a SNCT

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é realizada, desde 2004, em todo o Brasil. Sua principal finalidade é mobilizar a população, em especial crianças e jovens. A coordenação nacional é do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio do Departamento de Popularização e Difusão de Ciência e Tecnologia, da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis).

Confira no site http://semanact.mct.gov.br a programação de cada estado.

Fonte: Ascom do MCTI

Próximos Eventos