+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

RNP inaugura Escola Superior de Redes em Salvador

Sexta unidade da ESR está localizada na Universidade Federal da Bahia.

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) inaugura amanhã (27) uma unidade da Escola Superior de Redes (ESR) em Salvador (BA). Referência em capacitação de técnicos e gestores de Tecnologia da Informação e Comunicação dos setores corporativos público e privado, a ESR Salvador está sediada no Centro de Processamento de Dados da Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde ocorrerá a cerimônia de inauguração. A solenidade será às 19h e acontece durante o 3º Workshop de Tecnologias de Rede do PoP-BA (Ponto de Presença da RNP no estado).

Para este ano, está prevista a abertura de seis turmas, duas delas já com inscrições abertas: Introdução ao Linux, que acontece de 1º a 5 de outubro, e Gestão da Segurança da Informação – NBR 27001 e NBR 27002, de 22 a 26 de outubro. Os cursos oferecidos pela Escola abrangem as áreas de Administração de Sistemas, Segurança, Governança de TI, Administração e Projeto de Redes, Mídias de Suporte à Colaboração Digital e Gestão de Identidade.

A unidade de Salvador é a sexta da ESR no Brasil, a segunda na região Nordeste. As demais ficam em Brasília (DF), Cuiabá (MT), João Pessoa (PB), Porto Alegre (RS) e Rio de Janeiro (RJ). Juntas, as unidades capacitam cerca de mil alunos por ano. De acordo com o coordenador nacional da ESR, Luiz Coelho, é grande a expectativa em relação à ESR Salvador. “A abertura de uma unidade local amplia a ação da disseminação da ESR no atendimento às instituições federais e ao governo do estado”, observa.

A ESR

Com apoio de um time de instrutores altamente qualificados, os cursos são práticos e apoiados por atividades que refletem os desafios dos profissionais que atuam na área. Os alunos têm a sua disposição material didático atualizado, cujo conteúdo passa periodicamente por revisão técnica para assegurar a adequação aos objetivos. Cada aluno tem sua própria estação de trabalho, conectada à internet em alta velocidade e equipada com máquinas virtuais que simulam as situações encontradas no dia a dia do profissional de TI. Os cursos são de curta duração, permitindo a aplicação imediata do conhecimento. Desde 2005, quando foi fundada, a ESR já capacitou mais de 10 mil alunos.

Fonte: Gerência de Comunicação da RNP

Próximos Eventos