Giro nos Estados

Rio Grande do Sul é um dos estados com maior aproveitamento de vagas

O secretário da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico(SCIT) e coordenador executivo do Pacto Gaúcho pela Educação, Cleber Prodanov, recebe nesta sexta-feira(3), a coordenadora nacional do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), Nilva Schroeder. O encontro acontece no gabinete da SCIT(Avenida Borges de Medeiros, 1501, 7º andar, Centro Histórico) para entrega de um documento com o histórico da implementação do Pronatec no RS, que é dos estados com melhor aproveitamento das vagas no Brasil.

De acordo com o secretário Prodanov, a agenda foi solicitada pelo Governo Estadual a fim de ampliar as discussões sobre a integração do Pronatec aos outros programas que envolvem cursos profissionalizantes no Estado. “O Pronatec é um dos programas geridos pelo Pacto, e, desde o início deste ano, quando começou a operar no Estado já ofertou mais de 50 mil vagas”.

A gerente executiva do Pacto, Maria Inês Zulke, destacou que outro ponto alto da visita vai ser a reunião com a Secretaria da Educação(Seduc), Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social(STDS), Secretaria do Turismo(Setur), Secretaria do Desenvolvimento Rural e Gabinete do Governador, além de representantes do Senac, Senai e Institutos Federais. No encontro serão debatidas as demandas e desafios para novas ofertas e preenchimentos de vagas.

A agenda acontece às 14h, no Auditório do Conselho Estadual de Educação, 20° andar, do Centro Administrativo Fernando Ferrari Filho(CAFF).

Criado em 2011, pela Presidenta Dilma Rousseff, o Pronatec visa expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) para a população brasileira. No Rio Grande do Sul já ofertou mais de 50.000 vagas, contabilizando as três subdivisões: Pronatec Formação Inicial e Continuada (FIC), Técnico (TEC) e Pronatec Copa.

Fonte: Assessoria de Comunicação SCIT – RS

Próximos Eventos