Giro nos Estados

Rio Grande do Sul analisa parcerias em projetos de pesquisa com a Vale

Os diretores da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul-FAPERGS, presidente, Rodrigo Costa Mattos e o diretor financeiro, Jôni Franck Nunes Costa receberam, na última sexta-feira (13/08), a visita da analista máster de desenvolvimento tecnológico da empresa Vale, Cristina Theodore Assimakopoulos, com o objetivo de estreitar relacionamento e tratar da possibilidade de futuras parcerias com a FAPERGS, na construção de um edital conjunto, a exemplo do que ocorre com outras Fundações de Amparo à Pesquisa- FAPS, com a FAPEMIG, FAPESP e FAPESPA.

No Pará os investimentos são voltados para questões ambientais, em Minas Gerais para a mineração e em São Paulo enfocam energia.

Cristina explanou sobre este novo Departamento do Instituto Tecnológico Vale (DTIV) criado em 2008, ressaltando que já era tradição da Vale investir em P&D. A analista informou que, com a implantação do DTIV , iniciou a centralização de informações em Pesquisa e Desenvolvimento, com a sistematização de dados e mapeamento de competências. Destacou, também, a criação de uma política de aproveitamento da experiência que as FAPS possuem na condução dos editais junto aos pesquisadores, como agências de fomento à pesquisa.

Por outro lado, a analista de desenvolvimento tecnológico informou que a Vale está ampliando o seu leque de investimentos em pesquisa. Além de mineração também está buscando novos negócios e, principalmente, pesquisas relacionadas com biotecnologia e energias renováveis.

Na ocasião, o presidente Rodrigo manifestou a disposição da Fapergs de lançar um edital conjunto, contemplando interesses e competências que resultarão em projetos inovadores.

Fonte: Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul

Próximos Eventos