Giro nos Estados

Rio de Janeiro: Cidade de Deus ganha Centro Vocacional Tecnológico com 3.450 vagas

Depois de pacificada pela polícia e de receber o sinal de internet gratuita do governo do estado, a Cidade de Deus conta agora com uma escola profissionalizante e técnica com capacidade para formar 3.450 pessoas por ano. O 22º Centro Vocacional Tecnológico (CVT) foi inaugurado, nesta sexta-feira (14), pelo governador Sérgio Cabral e pelo secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Luiz Edmundo Costa Leite. A unidade é a primeira do gênero na Zona Oeste, e vai oferecer 28 cursos nas áreas de construção civil, hotelaria, turismo e serviços.

“Ao oferecer capacitação e educação, os CVTs melhoram a renda das comunidades onde são instalados, especialmente em um lugares que já foram marcados por dificuldades, como a Cidade de Deus. E, por consequência, também atendem ao desenvolvimento da nossa cidade e do nosso estado”, afirmou o secretário Luiz Edmundo.

As modalidades têm o objetivo de qualificar os moradores da comunidade para atender às ofertas de emprego na região. Inicialmente, serão oferecidas 1.330 vagas de nível fundamental: Camareira (60); Barman (60); Garçom (60); Cozinheiro (40); Auxiliar de cozinha (60); Auxiliar de restaurante (60); Copeiro (40); Recepcionista hoteleiro (40); Rotina de departamento de pessoal (40); Estoquista (40); Assistente administrativo (60); Recepcionista (40); Promotor de vendas (60); Encanador/Bombeiro hidráulico (45); Eletricista predial (45); Ladrilheiro (30); Pedreiro (45); Pintor (45); Carpinteiro de formas (30); Apontador de obra (30); Operador de telemarketing (40); TI básico (200); Montagem e manutenção de computadores (60); Espanhol para turismo (40); Inglês para turismo (40); e Francês para turismo (20).

Para quem já tem o Ensino Médio, o CVT Cidade de Deus vai oferecer os cursos de Técnico em Cozinha (30 vagas) e Técnico em Edificações (30), com previsão de início no segundo semestre.

A Cidade de Deus também vai contar com cursos profissionalizantes a distância, graças ao programa Rio Estado Digital da secretaria, que oferece sinal de internet gratuita para os moradores. O CVT servirá como polo de apoio para as aulas práticas dos cursos de Eletricista predial, Bombeiro hidráulico e Montagem e manutenção de computadores, cujas inscrições terminam nesta sexta (14), no próprio CVT. Até quinta, já havia 247 inscritos para 180 vagas, que serão sorteadas. Já as inscrições para as demais oportunidades começam na próxima segunda (17), e vão até o dia 2 de junho. A unidade fica na Avenida Edgard Werneck 1.615.

Sobre os CVTs
Os Centros Vocacionais Tecnológicos fazem parte do Programa de Popularização e Difusão da Ciência e Tecnologia, do Ministério da Ciência e Tecnologia, e são implantados em parceria. O governo do estado já implantou 22 CVTs desde 2007, considerando a nova escola na Cidade de Deus. Cada CVT oferece cursos seguindo a vocação econômica da localidade onde está instalado. Com isso, o aluno sai capacitado para trabalhar em segmentos com forte demanda no mercado. No Rio, os CVTs ainda conciliam educação e trabalho, oferecendo, desde 2009, a oportunidade de retomada dos estudos por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA), o antigo supletivo.

Fonte: Secretaria de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro