+55 (61) 4101-6508 / 4101-6509

Giro nos Estados

Rio de Janeiro amplia rede de internet sem fio gratuita

O programa Rio Estado Digital, que leva internet sem fio gratuita para a população, foi ampliado na Baixada Fluminense. A partir desta terça-feira, 8, os moradores do 3º Distrito de Duque de Caxias também já podem se conectar. O evento que marcou o início do funcionamento da rede, na Praça de Imbariê, contou com as presenças do secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Luiz Edmundo Costa Leite, e do presidente da Faetec, Celso Pansera.

Na primeira fase do projeto, o sinal chegou a todo o município de São João de Meriti, a 60% da população de Caxias e Belford Roxo e a 20% dos moradores de Nova Iguaçu, Mesquita e Nilópolis.

Para captar o sinal na Baixada Fluminense, as pessoas precisam instalar um kit com antena em suas casas, a exemplo do restante da região. Antes disso, porém, os moradores devem se certificar de que não estão em uma área de sombra (sem sinal).

Desenvolvido pela Secretaria estadual de Ciência e Tecnologia, com suporte de universidades parceiras, o programa chegou primeiro à orla de Copacabana e Leme. De lá para cá, foram contemplados o Morro Santa Marta, a Cidade de Deus, a orla de Ipanema e Leblon, a Baixada, a Avenida Brasil, um condomínio do PAC em Manguinhos, além das comunidades do Pavão-Pavãozinho/Cantagalo e parte da Rocinha. Durante o Carnaval, o Rio Estado Digital também conectou a Avenida Marquês de Sapucaí, registrando mais de quatro mil acessos do público nos dois dias de desfile do Grupo Especial.

Fonte: Secretaria de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Compartilhe:

    Próximos Eventos