Giro nos Estados

Revista da Fapemig recebe premiação por reportagem sobre saúde na América Latina

A reportagem “Um país em alerta”, publicada na revista “Minas Faz Ciência”, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), instituição vinculada a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, do Governo de Minas, recebeu menção honrosa na categoria Jornalismo escrito, na primeira edição do Prêmio Roche de Jornalismo em Saúde. A premiação tem o objetivo de reconhecer o valor dos jornalistas latino-americanos e promover a inovação e o desenvolvimento do jornalismo de saúde na América Latina.
O texto foi publicado na edição 49 (março a maio de 2012) da revista, e concorreu com publicações de todos os países da América Latina. O prêmio é realizado em conjunto com a Fundação Gabriel García Márquez (FNPI). A FNPI, fundada pelo famoso jornalista e escritor Gabriel García Márquez, conduziu todo o processo, desde a preparação da base para a seleção dos jurados e vencedores. Flávia Duarte, do Correio Braziliense, venceu na categoria Jornalismo escrito. A premiação foi anunciada este mês, em Santiago do Chile, durante o Fórum de Jornalismo científico, “Roche Press Day 2013”.
Além dessa distinção, a reportagem “Um país em alerta” já havia vencido a 18ª edição do Prêmio Abramge de Jornalismo Domingos de Lucca Júnior – 2012, cujo tema foi “Obesidade Mórbida – Prevenção e Tratamento”. Esse prêmio foi anunciado no final do ano passado e é de abrangência nacional.
Outra reportagem da “Minas Faz Ciência”, também publicada no ano passado, ficou em segundo lugar na primeira edição de outro evento internacional, o Prêmio ISWA de Jornalismo, organizado pela International Solid Waste Association.
As duas reportagens premiadas são de autoria do jornalista Fabrício Marques, que coordenou o Programa de Comunicação Científica e Tecnológica (PCCT) da Fapemig, entre fevereiro de 2011 e julho de 2012.
Fonte: Sectes-MG

 

Próximos Eventos