+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Reunião com Lúcia Melo encerra atividades da Missão da União Europeia em Pernambuco

A secretária Lúcia Melo se reuniu nesta sexta-feira (24/03) com os membros da comitiva da Missão Europeia para fazer uma avaliação das visitas realizadas pelo grupo aos Sistemas Territoriais de Inovação de Confecção e Automotivo-TI.  Pernambuco foi escolhido para receber o projeto piloto RIS3 no Brasil. A equipe da Missão Europeia está em Pernambuco desde a segunda-feira (20/03) estudando os setores selecionados.

Durante o encontro desta sexta-feira foi feita uma avaliação das atividades realizadas nesta semana, alinhamento e encaminhamento dos próximos passos até a finalização desta fase que deve ocorrer até o final do ano.

No início da semana grupo participou de um workshop e visitou as instalações do Centro de softwares da Fiat Chrysler Automobiles (FCA), localizado no Bairro do Recife. Ao longo da semana estiveram em campo para conhecer e entrevistar diversos atores do polo de confecções do Agreste pernambucano. Em Santa Cruz do Capibaribe tiveram reunião com empresários no Moda Center. Na quinta-feira (23/03) o grupo esteve em Belo Jardim conhecendo as instalações da fábrica de Acumuladores de energia Moura e o Instituto de Tecnologia Edson Mororó Moura (ITEMM).

As visitas tiveram o objetivo de conhecer os territórios e as instituições dos dois setores selecionados para implementação do projeto RIS3-PE. Para as próximas etapas estão previstos: sistematização e análise das informações qualitativas, aplicação de questionários e levantamento de informações quantitativas, estudos de casos comparativos entre experiências europeias, brasileiras e até dá América Latina, análise de “descobertas empreendedoras”, workshop com os atores dos Dois Sistemas Territoriais de Inovação, apoio na estruturação de um modelo de governança e ao final o lançamento de um documento com todas as contribuições do RIS3-PE e suas interações com a Estratégia de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco (ECTI-PE).

Fonte: SECTI-PE

Próximos Eventos