Giro nos Estados

Reunião anual da SBPC em Pernambuco começa nesta Segunda-feira

A 65ª reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) começa em Pernambuco na segunda-feira, 15, com uma extensa programação de atividades voltadas para professores das redes municipais e estaduais do interior do Estado. O objetivo é alcançar 10.240 professores das cidades de Recife, Caruaru, Petrolina, Garanhuns e Serra Talhada e arredores.

O secretário de Ciência e Tecnologia Marcelino Granja participará da abertura das atividades da SBPC Educação na cidade de Garanhuns, a partir das 19h30. Outros representantes da Secretaria de Ciência e Tecnologia também participarão da abertura das atividades em Petrolina, que contará com a participação do secretário-executivo José Bertotti; em Caruaru, que contará com a participação do superintendente de Inovação José Stamford e da professora Aronita Rosenblatt, que acompanhará as atividades iniciais do SBPC Educação na cidade de Serra Talhada.

A programação foi montada em parceria com Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru (FAFICA), Universidade de Pernambuco, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e a Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).

Nos polos do interior, a abertura do evento acontece simultaneamente no dia 15, às 19h. Nesses locais, os minicursos, conferências e mesas-redondas serão ministrados nos dias 16 e 17. Já no Recife, todas as atividades serão realizadas no dia 17 de julho.

Saúde bucal, desenvolvimento sustentável, educação ambiental, transtornos alimentares na adolescência, hidroponia, tecnologia e letramento literário são alguns dos temas a serem abordados na programação do SBPC Educação. O que orientou os conteúdos da programação é permitir e promover a qualificação dos profissionais em educação ao mesmo tempo em que permite a articulação da prática da sala de aula com as discussões científicas das temáticas”, explicou o secretário de Educação, Ricardo Dantas, destacando que a ação garante a ampliação do trabalho pedagógico da rede estadual de ensino.

PROGRAMAÇÃO
A SBPC Educação ocorrerá com a seguinte estrutura de minicursos nos polos do interior:

Caruaru – 34 minicursos
Garanhuns – 21 minicursos
Serra Talhada – 47 minicursos
Petrolina – 19 minicursos
Recife – 80 minicursos para professores municipais entre os dias 23 e 26/07 e 32 minicursos para os professores estaduais no dia 17.

Além da programação destinada aos professores da rede pública, os municípios de Caruaru, Serra Talhada e Petrolina, contarão também com uma programação destinada ao público em geral na semana de 21 a 26 de julho sendo assim distribuídas as atividades: em Serra Talhada no dia 21 ocorrerão exposições e uma atração cultural.

Em Caruaru, nos dias 23 e 24 ocorrerão 08 (oito) conferências, 01 (uma) mesa redonda e uma exposição de robótica e oficinas de teatro e de dança além de projetos de arquitetura, com casas ecologicamente sustentáveis e inteligentes, bem como um robô para monitoramento ambiental.

Em Petrolina, nos dias 24, 25 e 26 ocorrerão 07 (sete) palestras, 02 (duas) mesas redondas, 17 (dezessete) minicursos, uma sessão de pôsteres e uma exposição de fotos, poesias e cordéis.

Apenas Garanhuns não oferecerá nenhuma atividade ao público nesse período uma vez que o mesmo coincide com o Festival de Inverno.
Toda a lista de atividades pode ser acessada nesse endereço:
http://www.sbpcnet.org.br/recife/home/

Fonte: Sectec-PE

Próximos Eventos