+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Renorbio realiza III Workshop Nordeste de Biotecnologia no Ceará

A Rede Nordeste de Biotecnologia (Renorbio) abriu, na manhã desta segunda-feira (23/04), no Auditório Paulo Petrola da Reitoria da Universidade Estadual do Ceará (Uece), o III Workshop Nordeste de Biotecnologia – Gestão e Inovação na Pesquisa Biotecnológica, com a conferência do professor Manoel Barral Neto, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), sobre o tema “Oportunidades do Programa Ciência Sem Fronteiras para o Nordeste”. O evento prossegue até amanhã (24/04), com uma série de outras atividades acadêmicas. Segundo a programação, está agendado para hoje (23/04), a palestra do professor Odir Antônio Dellagostin, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, que fala sobre o tema “Panorama da Pós-Graduação em Biotecnologia no Brasil”.

À tarde, das 14h30 às 16h30, está reservado para o Painel – Bionegócios e Academia, com a participação da professora Cláudia do Ó Pessoa, da Renorbio, Wilker RibeiroFilho, da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial – ABDI, Francisco Férrer Bezerra, da Federação das Indústria do Estado do Ceará – FIEC, e Antonio Erildo Lemos Pontes, do Instituto Frutal. Em seguida, Paulo Paes de Andrade, da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), encerra os trabalhos desta segunda-feira, com a palestra sobre “Marcos Regulatórios com Implicações na Inovação”.

O III Workshop Nordeste de Biotecnologia prossegue nesta terça-feira (24/04), e ao longo do dia, quando serão apresentados os seguintes temas: “Biotecnologia das nFavelas às Moléculas – o exemplo da Fiocruz-Bahia”, tendo como palestrante Mitermayer Galvão Reis, da Fiocruz-BA; “Inovação e Empreendedorismo: Universidade e Empresa” com Carlos Matos Lima, da INDI; “Confidencialidade na Pesquisa Tecnológica”, com o conferencista Genésio Vasconcelos, da CNPAT; e “Da Bancada ao Bureau: Análise do desenvolvimento da Biotecnologia no NE Brasileiro”, pela professora Benedita Marta Gomes Costa, da Universidade Vale do Acarú (UVA) e da Renorbio.

O Workshop continua nos dias 25, 26 e 27 de abril, com a promoção de vários mini-cursos destinados a alunos e professores de graduação e pós-graduação. A realização do evento é da Renorbio, através do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da Rede Nordeste de Biotecnologia (PPGB-Renorbio), com o apoio da Uece, da CAPES e da Fiocruz, ABDi e Ministério da Ciência e Tecnologia.

Fonte: SECITECE-CE

 

Próximos Eventos