+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Reitor da UFMA recebe o presidente da Câmara Municipal e comunidade Itaqui-Bacanga

Na última sexta-feira (24), o reitor Natalino Salgado recebeu o presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Astro de Ogum, o pró-reitor Fernando Carvalho e diversas lideranças comunitárias da área Itaqui-Bacanga, para tratar da regularização fundiária do Sá Viana, Vila Embratel, Jambeiro e adjacências. A reunião se deu após a edição da Resolução nº 1182-CD, editada pelo reitor Natalino Salgado, autorizando a adoção dos procedimentos legais para regularização fundiária de 144 hectares da área localizada no entorno da UFMA.

Natalino Salgado ressaltou a importância que o vereador Astro de Ogum terá neste processo, uma vez que ele, enquanto vice-prefeito de São Luís, poderá utilizar de sua força e prestígio político para que a Prefeitura, através da Procuradoria e SEMUR, dê agilidade no levantamento topográfico que precisará ser feito na área. “Hoje temos um contingente enorme de famílias morando nessas regiões, e podemos constatar que essas comunidades possuem um prejuízo incalculável, pelo fato das terras serem de propriedade federal. Os moradores não podem fazer empréstimos bancários e nem vender seus imóveis, por isso decidimos nos empenhar para resolvermos este problema”, disse o reitor.

Já o vereador Astro de Ogum demonstrou sua felicidade em participar de um momento histórico para milhares de família da área, e se comprometeu a dar agilidade no processo de demarcação. “Fico feliz por cada morador dessa área, de forma que, muito em breve, eles irão alcançar o tão sonhado título de propriedade, o qual é merecido a eles. No que depender de mim, junto ao prefeito Edvaldo Holanda Júnior, darei o encaminhamento necessário”, disse.

Para o presidente da Associação do Sá Viana, Alex Kennedy Rodrigues, a participação do vereador Astro de Ogum neste processo, será relevante devido a sua atuação política na área Itaqui Bacanga, principalmente no Sá Viana, além da sensibilidade do reitor Natalino Salgado pela forma como sempre se relacionou com as comunidades no entorno da UFMA. “Observamos o compromisso do reitor para com a Universidade, e não temos dúvidas de que ele deixará seu mandato como o melhor reitor de todas as gestões que aqui já passaram. Hoje, o Sá Viana está feliz com esse momento ímpar que estamos vivendo”, frisou.

Saiba +

Atualmente, os bairros Sá Viana, Jambeiro, Vila Embratel, junto com as comunidades do Riacho Doce, Piancó, América do Norte, reúnem mais de 250 mil habitantes, segundo os dados do Censo de 2010. Os bairros Sá Viana e Vila Embratel apresentam péssimos indicadores sociais.

No Sá Viana, 21% dos domicílios não possuem rede de água e 79,95% não têm esgotamento, ou seja, não existe esgoto encanado. Mais de 10% dos habitantes vivem em situação de extrema pobreza, isto é, com renda per capita mensal inferior a R$ 70,00 ou sem renda.

Na Vila Embratel, 31,65% dos domicílios não possuem rede de água e 59,73% não têm esgotamento, ou seja, esgoto encanado. Outros 6,41% vivem em situação de extrema pobreza, com renda per capita mensal inferior a R$ 70,00 ou sem renda.

Fonte: UFMA

Próximos Eventos