Giro nos Estados

Reitor da UEPB discute parcerias com Secretaria de Educação da Paraíba

O reitor Rangel Junior se reuniu na tarde desta segunda-feira (20) com a secretária de Educação do Estado, Márcia Lucena, para discutir parceiras entre a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e a Secretaria de Educação, com o objetivo de fortalecer a educação pública estadual. A reunião foi proposta pela gestora da pasta da Educação, que buscou apoio da Universidade Estadual da Paraíba e da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), representada pelo vice-reitor Vicemário Simões, para a execução do Programa de Melhoria da Educação do Ensino Básico (Promed) e para ampliação da oferta de cursos técnicos no Estado.

De acordo com a secretária Márcia Lucena, uma vez participando do Promed, a Universidade Estadual vai estar auxiliando o Estado a promover melhoras significativas na educação pública, a partir do envolvimento pedagógico de alunos e professores das licenciaturas da UEPB com o sistema de ensino básico da rede estadual. A proposta é ofertar bolsas no valor de R$ 400 para que estudantes de licenciaturas da Instituição deem apoio pedagógico em diversas áreas do conhecimento em escolas públicas de diversos municípios paraibanos.

Ao todo, devem ser abertas 2.100 vagas para licenciandos da UEPB atuarem nas escolas da rede estadual de ensino. A partir desta parceria haverá a definição de metas pedagógicas que favoreçam a melhoria do processo de ensino e aprendizagem para os alunos das escolas públicas e que proporcionem aos estudantes universitários dos cursos de Licenciatura a prática pedagógica desenvolvida em seu futuro ambiente de trabalho.

Outra questão abordada na reunião foi o apoio para fortalecer e ampliar a oferta de cursos técnicos na Paraíba. Conforme explicou a secretária Márcia Lucena, o Governo do Estado está implantando seis novas escolas técnicas em cidades paraibanas este ano e precisa do know how das universidades como a UEPB e a UFCG para garantir o êxito educacional do projeto de expansão do nível técnico. Para isso, a Secretaria Estadual de Educação propôs uma gestão compartilhada das unidades técnicas que estão sendo instaladas nas cidades de Mamanguape, Cuité, Bayeux, São Bento, Cajazeiras e João Pessoa.

Para o reitor Rangel Junior, a proposta é recebida com muita simpatia por parte da UEPB, que tem total interesse em fomentar o desenvolvimento educacional da Paraíba. A proposta será levada para avaliação dos conselhos universitários da UEPB, que irão analisar a viabilidade da Universidade participar desta iniciativa, uma vez que em virtude das dificuldades financeiras atualmente enfrentadas pela Instituição, é preciso considerar todos os fatores para não haver mais despesa do que orçamento.

Fonte: UEPB

Próximos Eventos