+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Rede Genômica de Saúde é discutida em Fórum Estadual de Gestores em Manaus

Debater a proposta de criação da primeira “Rede Genômica de Saúde” do Amazonas é um dos assuntos da 7ª reunião ordinária do Fórum Estadual de Gestores de Instituições de Ensino e Pesquisa. O evento é uma realização da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI-AM) e acontece nesta quinta-feira (1º), a partir das 14h, na sala dos Conselhos da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

O vice-diretor de pesquisa do Instituto Leônidas e Maria Deane, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz Amazônia), Felipe Naveca, apresentará a proposta. O objetivo é criar uma rede formada por instituições que atuam na área de saúde, a fim de concentrar esforços em ações voltadas à formação de pessoal, desenvolvimento de pesquisas e investimentos em novas tecnologias em genômica.

“Nos últimos 10 anos, a área da genômica obteve um salto extraordinário em todo o mundo. Revolucionou estudos nas áreas de doenças hereditárias e infecciosas, por exemplo, por isso, da ideia de apresentar essa proposta”, afirmou Naveca.

O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Odenildo Sena, considera a iniciativa de extrema relevância e salienta que o Amazonas tem competência e força para levar adiante essa rede, a exemplo do que ocorreu com as redes de Malária e de Tuberculose, originadas no Amazonas e que se tornaram referência no Brasil.

OUTRAS PAUTAS

Na reunião ordinária do Fórum Estadual de Gestores de Instituições de Ensino e Pesquisa, também serão discutidas outras duas pautas. Uma delas será sobre o resultado das reuniões recentemente realizadas entre instituições de C&T para discutir a questão de Biotérios e ainda, a implantação de novos programas de pós-graduação no Amazonas.

A 7ª reunião ordinária do Fórum Estadual de Gestores de Instituições de Ensino e Pesquisa será presidida pelo titular da SECTI-AM, Odenildo Sena.

SERVIÇO:

EVENTO: 7ª reunião ordinária do Fórum Estadual de Gestores de Instituições de Ensino

DATA: 01 de novembro de 2012

LOCAL: Universidade do Estado do Amazonas (UEA) – Av. Djalma Batista, 3.578, Flores.

HORÁRIO: A partir das 14h

Fonte: CIÊNCIAemPAUTA, por Aderson Silva

Próximos Eventos