+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Rede de Extensão Tecnológica inicia atividades em Sergipe

O Estado de Sergipe iniciou oficialmente suas atividades na Rede de Extensão Tecnológica (Redetec) na manhã desta segunda-feira, 25, durante evento realizado no Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS). Instituída com o fim de apoiar o desenvolvimento tecnológico do setor industrial, a Redetec-SE faz parte do Sistema Brasileiro de Tecnologia (Sibratec), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, e tem como objetivo promover assistência especializada ao processo produtivo, com a finalidade de dar competitividade às micro, pequenas e médias empresas locais.

A palestra que marcou a abertura dos trabalhos da Redetec foi aberta pelo secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), Chico Dantas, pasta à qual o ITPS é um órgão vinculado. “Desejamos pleno sucesso nesse treinamento, que se estende até a próxima sexta-feira, dia 29, e que esse período seja proveitoso e de muita troca de conhecimentos em prol do desenvolvimento da ciência e da tecnologia em nosso estado”, destacou.

O diretor-presidente do ITPS, José do Patrocínio, destacou o momento oportuno em que os trabalhos da rede estão sendo iniciados em Sergipe e deu as boas vindas aos extensionistas recém-chegados ao órgão. “O país está atravessando um momento de grandes desafios e de ordenamento e acho que os extensionistas vão ser muito úteis às pequenas e médias empresas nesse trabalho que vão realizar junto a elas”, disse para depois fazer um agradecimento especial às instituições envolvidas no evento. “Temos o SergipeTec como convenente, a Fapitec e a Sedetec como intervenientes e contamos com a UFS, o ITP e o IFS como parceiros nessa iniciativa”, ressaltou.

Para o presidente do SergipeTec, Marcos Wandyr, a iniciativa é de grande importância e o Parque Tecnológico estará à disposição para se somar a esse projeto.  “Só temos a ganhar com essa parceria com esse instituto que já tem um passo a frente em extensão tecnológica, além de experiência acumulada nesse tipo de diagnóstico e nas soluções que as empresas precisam”, destacou se referindo ao Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar).

Responsável pela palestra que abriu os trabalhos da rede em Sergipe, Ana Cristina Francisco, gerente de relações mercadológicas e coordenadora do projeto da rede de estruturação de extensão tecnológica do Tecpar, falou um pouco sobre a instituição e sobre o treinamento que veio realizar com os técnicos e extensionistas do ITPS.  “Vamos fazer uma introdução à extensão tecnológica e tratar de alguns conceitos relacionados á área, visando identificar e solucionar os gargalos que as empresas a serem trabalhadas, por meio de atuação in loco, para que os participantes desse treinamento possam apontar soluções adequadas às suas realidades, objetivos e nível de competitividade”, informou a palestrante.

Em Sergipe três setores econômicos foram escolhidos como foco de atendimento desse projeto: indústria de alimentos, indústria de confecções e a cadeia produtiva de petróleo e gás, que serão atendidos em todo o Estado.

Fonte: SEDETEC-SE

Próximos Eventos