+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Recife terá encontro preparatório para o Fórum Mundial de Ciência

Pela primeira vez, desde sua primeira edição, o Fórum Mundial de Ciência será realizado fora da Hungria, dando lugar para o clima quente dos trópicos. Esse ano o evento será realizado no Rio de Janeiro nos dias 25 e 26 de novembro. Para determinar quais metas o Brasil vai debater nesse Fórum, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e a Academia Brasileira de Ciências (ABC) estão realizando reuniões setoriais em diversos estados para definir os principais pontos do documento brasileiro.

Na tarde desta quinta-feira (07/02) o secretário Estadual de Ciência e Tecnologia, Marcelino Granja, conduziu um encontro com representantes do Governo de Pernambuco, Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, Fundações de Amparo à Pesquisa dos Estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte e Paraíba, das Universidades Federal e Federal Rural de Pernambuco (UFPE, UFRPE), da Fundação Joaquim Nabuco e do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene). Essas instituições vão compor a comissão executiva da reunião preparatória de Recife para o Fórum Mundial de Ciência. A reunião ocorreu na sede da Representação Regional do MCTI no Nordeste (ReNE/MCTI).

Essa comissão vai trabalhar na elaboração da programação e do conteúdo do eventoe debater os temas considerados transversais; como educação e ciência, mobilidade, desenvolvimento urbano, inclusão e acesso ao conhecimento, sustentabilidade e ética na ciência. “Esperamos, ao final dos sete encontros setoriais, produzir um documento e um manifesto que será lido no fórum em novembro”, explicou o secretário executivo do MCTI, Luiz Antonio Elias. Que participou do encontro.

Em 2012 o comitê nacional realizou encontros preparatórios em São Paulo, Belo Horizonte, Manaus e Salvador. Em Recife o encontro ocorrerá em março, seguida de Porto Alegre, em maio, e de Brasília, em junho.

Fonte: SECTEC-PE

Próximos Eventos