+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Recife integra rede de Centros de Dados Compartilhados para computação nas nuvens

Foi inaugurado na manhã de hoje (30) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco(IFPE), em Recife, o Programa Centros de Dados Compartilhados (CDC). Uma iniciativa dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Educação (MEC), coordenada e operada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), em parceria com instituições de ensino e pesquisa nas regiões Norte e Nordeste.

A cerimônia de inauguração contou com a presença do ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Clélio Campolina, e com a presença do secretário de Política de Informática do MCTI, Virgílio Almeida; do secretário de Ciência, Tecnologia de Pernambuco, José Bertotti, do embaixador da China no Brasil, Li Jinzhang, e o CEO da Huawei do Brasil, Veni Shone. Também estiveram presentes no evento representantes de instituições de ensino e pesquisa da região.

O objetivo do Centro de Dados Compartilhados é oferecer serviços de armazenamento, processamento e distribuição de conteúdo digital. Isso inclui software, dados, imagens e vídeos que são disponibilizados para instituições de ensino e pesquisa no Brasil.

A proposta surgiu devido à demanda de serviços de computação em nuvem que requer a implantação e operação de “datacenters”. Os equipamentos doados pela Huawei ao país serão operados pela RNP.

Com isso, a demanda por recursos computacionais baseados nas atuais tecnologias de Computação em Nuvem será atendida de forma escalonada e crescente pelos CDCs. O que significa que haverá um impactando nas atividades de colaboração da comunidade acadêmica no Brasil.

Histórico

A crescente utilização no mercado e as vantagens apresentadas pelas tecnologias de nuvem levaram o MCTI e o MEC a adotá-las na infraestrutura de TIC para o suporte ao ensino e pesquisa no Brasil. Um dos elementos essenciais para oferta de serviços de computação em nuvem no Brasil é a implantação e operação de “datacenters”. Com esse objetivo, nasceu uma proposta de parceria com a Huawei durante a visita da presidente Dilma Roussef à China, em abril de 2011, que resultou na doação de dois datacenters ao Brasil. Estes equipamentos serão operados pela RNP.

Fonte: SECTEC-PR

Próximos Eventos