+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

PUCRS sedia 1ª abertura oficial da Semana Estadual da Ciência, Tecnologia e Inovação

A Pontifícia Universidade Católica do RS (PUCRS) sediou a primeira abertura oficial da Semana Estadual da Ciência, Tecnologia e Inovação, nessa segunda-feira (06), durante a programação do 15º Salão de Iniciação Científica da instituição. Este ano, devido à enorme procura das Universidade, a abertura da Semana foi descentralizada e ocorrerá em seis instituições: duas em Porto Alegre, uma em Bento Gonçalves, Santo Ângelo, Lajeado e Passo Fundo.

Integrando a Semana Nacional da Ciência e Tecnologia, o evento do Rio Grande do Sul já superou todas as expectativas este ano. Até o momento, 87 municípios cadastraram mais de 5 mil atividades, o que representa quatro vezes mais do que no ano passado. O segundo colocado é o Rio de Janeiro, com 1.295 atividades em 26 municípios.

O aumento na mobilização dos alunos e das instituições demonstra a importância das áreas da ciência, inovação e tecnologia no dia a dia das pessoas. “Estes índices representam a união de professores, coordenadores e reitores das universidades em prol de um mundo melhor, pois a pesquisa desenvolvida pelos jovens é o futuro do Estado e do Brasil. A Semana Estadual da Ciência e o Salão de Iniciação Científica propiciam um crescimento para os alunos, um passo importante para formar os melhores profissionais”, enfatizou o secretário da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (Scit), Cleber Prodanov, durante a abertura.

Este processo de crescimento, segundo a pró-reitora acadêmica Magda Cunha, vem por meio da pesquisa, pois “aprendemos pesquisando, e isto proporciona uma melhor preparação para o mercado de trabalho”. O pró-reitor de pesquisa, Jorge Luis Audy, reforça, ainda, que esta iniciação científica é a base. “A interação entre o ensino e a pesquisa é o que fundamenta este passo importante na vida dos jovens e, ao abrirmos o Salão, juntamente com a Semana Estadual de Ciência e Tecnologia, traduzimos a visão de comunidade que dividimos com a Scit”.

Para termos êxitos, é necessário que os jovens estejam preparados para este momento de desafios e conhecimentos, garante o reitor da PUCRS, Joaquim Clotet . “Queremos introduzir o modo de pensar criativo. Cabe a todos serem protagonistas deste futuro promissor para a sociedade”.

Próximas aberturas da Semana Estadual da Ciência
– Em Bento Gonçalves: no Instituto Federal do RS (IFRS), dia 13 de outubro
– Em Santo Ângelo: Universidade Regional Integrada (URI), dia 16 de outubro
– Em Lajeado: Unidade Integrada do Vale do Taquari (Univates), dia 20 de outubro
– Em Passo Fundo: Universidade de Passo Fundo (UPF), dia 23 de outubro
– Em Porto Alegre: Universidade Federal do RS (UFRGS), dia 24 de outubro

Fonte: SCTI-RS

Próximos Eventos