+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Protótipos desenvolvidos no Centelha Amapá são apresentados em workshop

As 15 startups participantes do Programa Centelha Amapá apresentaram nesta sexta, 25, os resultados parciais de seus projetos. O workshop “Mudanças exigem inovação; e inovação leva ao progresso, Amapá do futuro” avaliou a funcionalidade dos protótipos em desenvolvimento durante os primeiros 6 meses de contratação.

O objetivo do Centelha é estimular o empreendedorismo inovador, por meio de capacitações para o desenvolvimento de produtos, como bens e/ou serviços, ou de processos inovadores.

As participantes do programa, Isabela Santos e Natália Lima, apresentaram o projeto Tecdron: soluções em inspeção de engenharia. A startup utiliza drones e outras ferramentas tecnológicas para mapeamentos, levantamentos topográficos, planos diretores, entre outros.

“Através do programa que desenvolvemos será possível o levantamento de informações fundamentais para projetos de construções diversas, como escolas e feiras, por exemplo. Com resultados em 3D, será possível ter mais dados e com melhor precisão na realização de projetos de construções”, explicou Isabela Santos.

A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), com contrapartida do Governo do Estado disponibilizaram R$ 800 mil na atual edição do Centelha. As startups aprovadas são de várias áreas como: tecnologia social, realizada virtual, química e novos materiais, inteligência artificial e automação.

O representante da Finep, Marcelo Camargo, lembrou durante o evento que o Amapá foi pioneiro no lançamento do programa na região Norte.

“O Amapá foi o primeiro a lançar o programa na região, o que despertou o interesse dos demais estados também. Gostaria de agradecer todo o apoio dado pelo Governo do Estado e parabenizar os nossos participantes locais pelos excelentes resultados apresentados”, disse Marcelo Camargo, da Finep.

De acordo com a diretora-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amapá (Fapeap), Mary Guedes, a apresentação dos resultados preliminares do programa é fundamental para a continuidade do programa.

“O Centelha apoia, por meio da concessão de recursos de subvenção econômica, a geração de empresas de base tecnológicas, a partir da transformação de ideias inovadoras, em empreendimentos que incorporem novas tecnologias aos setores econômicos estratégicos do estado do Amapá. Em breve, um novo edital será lançado para contemplar outras ideias inovadoras”, explicou a diretora da Fapeap.

No evento, os representantes de cada startup tiveram a oportunidade de apresentar seus protótipos desenvolvidos, nesta etapa da qualificação dos produtos como parte da Etapa 5 do programa.

As startups terão ainda um conjunto de atividades com orientações e suporte para que os empreendedores possam desenvolver suas empresas e aplicar os recursos recebidos da subvenção da melhor forma, potencializando as chances de sucesso do empreendimento.

Mais informações sobre o programa podem ser acessadas em: www.programacentelha.com.br/ap ou www.fapeap.portal.ap.gov.br.

Sobre

O programa é promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (Mcti) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), operada pela Fundação CERTI e executado no Amapá pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amapá (Fapeap).

Fonte: SETEC AP em 08/07/2021

Próximos Eventos