Giro nos Estados

Prorrogadas as inscrições para o I Prêmio Paraense de Jornalismo Científico

Foram prorrogadas, até o dia 18 de março de 2013, as inscrições para jornalistas interessados em concorrer ao I Prêmio Paraense de Jornalismo Científico, lançado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa. O objetivo é valorizar os profissionais da imprensa que atuam no jornalismo sobre ciência, incentivando o aumento do interesse e do conhecimento popular científico-tecnológico no Estado.

A prorrogação, incluindo a dilatação do período de veiculação das matérias, possibilitará o aumento na submissão de propostas, uma vez que incluirá reportagens publicizadas no período de 01 de janeiro de 2011 a 01 de dezembro de 2012. Com o novo cronograma, haverá, também, mais tempo para que o público de interesse do edital possa se inscrever.

 As matérias inscritas devem abordar temáticas referentes à ciência, à tecnologia e à inovação, sendo valorizadas aquelas que contribuem para a qualidade do jornalismo regional e para a popularização destes assuntos entre a sociedade paraense. Vale ressaltar que o conceito de jornalismo científico abrange não apenas as chamadas ciências tradicionais, como a Física e a Química, mas inclui diversas ciências, como as Ciências Humanas, a exemplo da Educação, Sociologia, Comunicação e outras. Portanto, as matérias podem fazer diferentes abordagens relacionadas também ao meio ambiente, saúde, economia, informática, entre outros.

 Serão concedidos prêmios no valor de R$5 mil aos primeiros colocados, divididos de acordo com as seguintes categorias: “Impresso”, “Rádio” e “Televisão”, totalizando R$15 mil.

 Outros editais abertos – O Prêmio integra o Programa Ver-a-Ciência – Política Estadual de Difusão e Popularização da Ciência, desenvolvido pela Secti, cujo objetivo é promover e apoiar ações voltadas a tornar a ciência um bem público e partilhado. Além do edital destinado a jornalistas, estão abertos os editais do Prêmio Paraense Destaque Científico, voltado a pesquisadores, com prazo de incrições até 12 de março de 2013, e o de submissão de artigos para a Revista Ver-a-Ciência, com prazo de submissão de artigos e fotos para a 3ª edição até o dia 15 de janeiro de 2013. Para conferir os regulamentos dos prêmios, clique aqui.

Mais informações, pelo telefone 4009-2514 e pelo e-mail:  premiojorcientifico@gmail.com

Fonte: SECTI-PA

Próximos Eventos