Giro nos Estados

Projetos alagoanos vão participar do RioInfo – um dos maiores eventos de TI do País

Com o apoio do Governo de Alagoas, através da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), dois projetos alagoanos vão participar do RioInfo 2013, um dos maiores eventos de Tecnologia da Informação (TI) do País, que acontecerá de 16 a 20 de setembro, no Rio de Janeiro, e que terá a apresentação de startups de vários lugares do Brasil.

Para conquistar o direito de ir ao RioInfo, as startups TraktoPro e CrowdMobi foram eleitas  em primeiro e segundo lugares, respectivamente, disputando com mais 13 startups o Demoday Alagoas 2013, o qual ocorreu em agosto, no Centro de Convenções de Maceió, e no ano passado descobriu o Hand Talk, eleito pelas Nações Unidas o maior aplicativo social do mundo.

Alagoas estará no RioInfo com uma delegação do SEBRAE com 22 empresários de TI, incluindo os vencedores do Demoday, e um stand da Secti que divulgará o Parque Tecnológico de Alagoas e o Polo de Tecnologia da Informação, Comunicação e Serviços (TICS), como apoio à delegação alagoana. O Polo de TICS é uma obra do Governo do Estado, investimento de R$ 15 milhões, que deverá estar pronto em final de 2014, no Jaraguá.

O RioInfo reúne empresários, acadêmicos e profissionais que buscam novas oportunidades de mercado e realizam negócios, é um espaço para apresentação de novas ideias e troca  de experiências. Os empresários alagoanos vão participar de rodadas de negociação, fazer network (rede de relacionamento) e divulgar o movimento alagoano denominado SururuValley, de empreendedores digitais, que tem crescido nos  últimos tempos, com a área de TI despontando no mundo com vários projetos e talentos alagoanos. O nome SuruValley é uma referência ao Vale do Silício, nos Estados Unidos, um ecossistema voltado para o fomento da inovação e novas empresas de tecnologia, formado por empreendedores, empresas, investidores, instituições acadêmicas, poder público e outras entidades relacionadas ao setor.

O TraktoPro, que conquistou o primeiro lugar, é um aplicativo pensado na automatização de cálculo de projetos e otimização de propostas comerciais. Através dele, o profissional vai saber qual valor real a ser cobrado pelo projeto a ser desenvolvido, negociar valor justo, além de elaborar e enviar propostas comerciais em menos de 5 minutos. Uma solução para a grande maioria dos profissionais, experientes ou iniciantes, que têm  dificuldades para saber o quanto cobrar por um serviço.

Já o CrowdMobi mede o nível de experiência do usuário com as operadoras de telefonia. A partir do feedback dos usuários, o aplicativo gera dados precisos sobre a qualidade do serviço prestado pelas operadoras de telefonia móvel. Na área de monitoramento de conta, pode controlar a quantidade de chamadas realizadas, recebidas, sms enviados, uso do telefone em roaming, e qual aplicativo instalado no seu smartphone que consome mais tráfego de dados. Informa a melhor operadora por região e permite realizar testes de velocidade e saber quem dos seus amigos tem a melhor conexão de dados.

Fonte: SECT-AL

Próximos Eventos