+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Projeto Rondon vai abrir edital específico para Instituições de Ensino Superior de MT

A coordenação do Projeto Rondon do Ministério da Defesa apresentou nesta sexta-feira (28.08), no auditório da Secretaria de Educação, em Cuiabá, o chamado para inscrições na Operação Paiaguás. A edição 2016 do projeto que visa integrar universitários, forças armadas e sociedade, será realizada em apenas dois estados, Maranhão e Mato Grosso.

A expedição maranhense foi mantida pela grande carência de projetos de atenção social no estado, já a Operação Paiaguás, em MT, se deve às comemorações dos 150 anos do Marechal Cândido Rondon, que dá nome ao projeto. A novidade da edição é a seleção de instituições e propostas exclusivas de Mato Grosso. As IES estão convidadas a concorrer à seleção que será divulgada por edital no dia 18 de setembro no site do projeto (projetorondon.pagina-oficial.com).

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação enviou o convite a cada uma das IES do estado. Para a secretária, Luzia Trovo, fortalecer a extensão das universidades é dar sentido ao papel social da instituição. O capitão de fragata da Marinha, José Antônio, coordenador do projeto, destacou que “a experiência é uma oportunidade na formação acadêmica e pessoal na vida dos estudantes universitários”. Já o Pró Reitor de Cultura, Extensão e Vivência da Universidade Federal de Mato Grosso, Fabrício Carvalho, lamentou que a UFMT não tenha incentivado a participação em missões anteriores e assegurou que haverá propostas inscritas na Operação Paiaguás.

Para que os estudantes participem as instituições devem se cadastrar nas atividades do Projeto Rondon através do processo seletivo que abre em setembro. Mato Grosso recebeu a edição 2015 do Projeto Rondon em julho, quando equipes de 30 universidades brasileiras estiveram no estado.

O Projeto Rondon é uma ação governamental que, em parceria com as Instituições de Ensino Superior, visa a somar esforços com as autoridades municipais e as lideranças comunitárias, a fim de contribuir com o desenvolvimento local na construção e promoção da cidadania. É coordenado pelo Ministério da Defesa e tem a participação do Governo do Estado de Mato Grosso por meio da Secretaria da Casa Civil.

Fonte: SECITEC-MT

Próximos Eventos