Giro nos Estados

Projeto OportunidadES Encerra 2017 com Sucesso

“Em 44 anos é a primeira vez que recebo um diploma!”. Essas foram as palavras emocionadas que a dona de casa Neuzir Correa Alfredo, de 44 anos, disse ao receber seu primeiro certificado na vida. Ela concluiu o curso de Recepcionista pelo Projeto OportunidadES no final de novembro, no bairro José de Anchieta, na Serra. “Estou muito feliz! Tenho fé que esse certificado será uma porta que vai abrir para eu conseguir um emprego. Estou desempregada há dez meses”, falou a formanda.

Neuzir ainda contou que o filho também concluiu um curso pelo Projeto. “Na minha casa estamos todos desempregados. Quando soube da oportunidade de estudar de graça e ter diploma inscrevi meu filho no curso de Almoxarife. Tenho certeza que logo nós dois estaremos trabalhando”, comentou.

Ela é um dos aproximadamente 21 mil capixabas que concluíram os cursos de qualificação profissional, presenciais e a distância, oferecidos gratuitamente pelo Projeto OportunidadES. No total, 107.237 capixabas se inscreveram nos cursos do OportunidadES e 157 turmas estão estudando, de forma presencial, com o término das aulas previsto para o dia 21 de dezembro.

Lançado em maio deste ano, o Projeto ultrapassou a meta de ofertar 40 mil vagas em cursos para a população. Na última oferta, em novembro, o OportunidadES somou 68.113 vagas oferecidas, sendo 20.010 vagas em cursos presenciais e 48.103 vagas em cursos na modalidade on-line. Ao todo, 47 bairros da Grande Vitória foram contemplados com o projeto em cinco municípios: Vitória, Serra, Vila Velha, Cariacica e Viana.

“Queremos alcançar o máximo de cidadãos capixabas com o OportunidadES para levar a eles o benefício da qualificação profissional totalmente gratuita e a chance de mudar de vida. Trabalhamos para gerar emprego no Estado e favorecer a população com alternativas para driblar a crise econômica”, explicou o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), Vadinho Leite.

Realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secti, o OportunidadES tem como objetivo principal incentivar a economia criativa e oferecer opções de qualificação profissional para que os cidadãos consigam driblar a crise.

Casos de Sucesso

Delcileia Cassimiro da Silva, de 40 anos, é técnica em enfermagem, mãe e dona de casa. Parou de trabalhar para cuidar das filhas e encontrou no OportunidadES a chance de voltar a gerar renda para família. Se formou no curso de Confeitaria Básica, em Cariacica, e hoje trabalha de forma autônoma em casa. Conseguiu no projeto a oportunidade de voltar a trabalhar e cuidar das filhas.

Ela também fez o curso de Confeitaria Avançada, na segunda oferta de cursos gratuitos do OportunidadES a todos os moradores da cidade. “O OportunidadES mudou a minha vida! Hoje posso trabalhar no que amo, ajudar na renda da casa e acompanhar o crescimento das minhas filhas”, comentou Delcileia.

Outra pessoa que mudou de vida depois de ter estudado pelo projeto foi Lívia Karolyne dos Santos Rangel, de 16 anos. A jovem mora em Viana sede e fez o curso de Bolos Artísticos. A jovem mora com a mãe e a avó e a principal renda da família vem do trabalho da mãe.

Lívia começou a ganhar dinheiro com a venda de bolos e doces caseiros antes mesmo de finalizar o curso. “Aprendi muitas técnicas e receitas no curso: bolos confeitados em diferentes temas, doces gourmet, pipoca gourmet, pirulito de chocolate, entre outras coisas. O curso foi muito importante para mim. Hoje posso ajudar minha mãe nas contas da casa”, contou a jovem.

Mais uma aluna do projeto que hoje colhe frutos com a nova profissão é a dona Maria Alves dos Santos, de 60 anos. Moradora do bairro Jardim Carapina, na Serra, ela sempre trabalhou como artesã e costureira.

Dona Maria, que é mais conhecida pelos colegas por Regina, fez dois cursos no OportunidadES: Costura na primeira oferta e Confecção de Bolsas na segunda. “Resolvi fazer os dois cursos para aprimorar meu conhecimento e aprender novas técnicas da área de costura que gosto bastante. Depois dos cursos melhorei e ampliei meus produtos e, consequentemente, minhas vendas”, falou.

Hoje Maria mantém a renda familiar com a venda de diversos produtos, mas principalmente de turbantes, que aprendeu no curso de Costura da 1ª oferta. Ela contou que já possui várias encomendas de aventais e bolsas, acessórios que também aprendeu a fazer nos cursos do OportunidadES.

O Projeto

O OportunidadES ofereceu à população capixaba 100 cursos em diferentes áreas de atuação: Moda e Beleza, Saúde, Serviços, Gastronomia e Negócios Digitais. Para chegar a essa definição foi estudada uma metodologia fornecida pelo Sebrae sobre quais são as áreas para melhor se empreender em 2017.

Os cursos presenciais tinham carga horária de 40 horas e 60 horas, o que resultou de um mês a três meses de estudos. Nos cursos a distância a carga horária foi de 80 horas. As aulas foram ministradas por professores do Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Vasco Coutinho, onde o corpo docente é, em sua maioria, mestres e doutores, que prepararam os cursos com fundamentação teórica. A Secti disponibilizou material didático atualizado 100% gratuito aos estudantes, assim como os produtos para as aulas práticas. Todo material didático (apostilas) também foi produzido pelos professores do CEET.

Pré-requisitos e Seleção

Os pré-requisitos para participar de uma das ofertas do projeto era o interessado ter idade mínima de 16 anos e residir no bairro ou município onde o curso iria acontecer. A seleção, de todas as ofertas, foi realizada por ordem de inscrição, por meio de um processo automatizado e gerenciado pelo CEET Vasco Coutinho. As inscrições foram realizadas no site do projeto (www.oportunidades.es.gov.br).

Certificação

Os alunos que atingiram uma frequência mínima de 75% do curso e boa avaliação do professor receberam na conclusão das aulas os diplomas que são certificados pelo CEET Vasco Coutinho em uma cerimônia de formatura.

2018

Para o próximo ano a expectativa é manter o ritmo de ofertas de 2017, com inscrições para cursos presenciais toda semana, para diferentes bairros e municípios da Grande Vitória e ofertas com cursos a distância para toda população capixaba.

O projeto não vai ofertar mais vagas em 2017 para seguir o calendário escolar e retornará após o recesso. A previsão é de que na segunda quinzena de janeiro o OportunidadES abra inscrições e no início de fevereiro já possua aulas inaugurais para os novos alunos.

Fonte: SECTI-ES

Próximos Eventos