Giro nos Estados

Projeto Novos Talentos SC Games forma mais de 170 alunos, em Florianópolis

Cerca de 170 crianças e adolescente entre 09 e 17 anos, em sua maioria alunos de escolas públicas da Grande Florianópolis, tiveram a oportunidade de se formar pelo Projeto Novos Talentos/SC Games. Lançado em 2009, visa estimular e preparar profissionais e cidadãos para o mercado de games, entretenimento digital e cinema de animação, abrindo portas para um futuro promissor no concorrido mercado profissional.

Familiares, educadores e representantes de diversas entidades se emocionaram com a entrega dos certificados e apresentação dos jogos criados pelos estudantes, durante a formatura que ocorreu na última quarta-feira (05) no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis.

Neste ano o projeto contou com a formação de nove turmas, entre elas, iniciação para games, robótica, artes e design, programação, Clube SC Games de programação e artes para jogos no Senai.

Para a coordenadora do projeto Márcia Regina Battistela, a formação dos alunos significa um novo mundo de possibilidades que se abre diante destes jovens. “Com o conhecimento adquirido no projeto Novos Talentos SC Games, crianças e jovens produzem seus produtos e nós estamos cumprindo nosso papel de valorizar e estimular os jovens, contribuindo com o ecossistema, com mão de obra qualificada para o setor de tecnologia e economia criativa e garantindo um futuro de oportunidades iguais, digno e justo para as próximas gerações”, define Márcia.

A coordenadora explica ainda que o Projeto mantém convênios com várias universidades se tornando um campo de pesquisa, onde são disponibilizados estágios, teses e dissertações sobre o projeto e o que é desenvolvido pelos alunos. Empresas também aproveitam o interesse e conhecimento dos estudantes para aplicar testes de games, antes do lançamento oficial na mídia.

A solenidade contou com a presença de autoridades como o presidente do Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC), Anísio Soares, a diretora geral do Instituto Federal de Santa Catatrina (IFSC), Carmem Beck, o pró reitor de ensino e extensão do IFSC, Clóvis Petry, o ex-reitor da Universidade Federal de Santa Catarina, o professor Antônio Diomário de Queiroz, a coordenadora do Conecte, Jehan Carla Zunino Luckmann, o coordenador do Núcleo de Educação Profissional – SENAI/SC, João Clayton Aires, o diretor-presidente da Fundação de Ensino e Engenharia de Santa Catarina (Feesc), Raul Valentin da Silva e representantes Secretaria Municipal de Florianópolis,  da Diretoria de Educação Fundamental (DEF).

Lançado em 2009, o Novos Talentos – SC Games, é uma realização do CIASC conta com apoio das Secretarias de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS) ,de Educação (SED), Fundação Catarinense de Cultura FCC, FEESC (fundação de ensino e engenharia da universidade federal de santa catarina), ACATE, Secretaria Municipal de Educação- SME, Senai, Senac, UFSC e UDESC. E patrocínio da empresa PalmSoft.

Fonte: SDS

Próximos Eventos