+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Projeto na Uerj populariza o gosto pela leitura em escola

O hábito de leitura deve ser construído na infância. Porém, a maioria dos alunos em idade escolar no País não considera a biblioteca como um espaço prazeroso. De acordo com a pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, divulgada na segunda-feira, 11 de julho, pelo Instituto Pró-Livro e pelo Ibope, 75% dos entrevistados associam as bibliotecas a um lugar para pesquisar e estudar – por obrigação –, contra apenas 34%, que mencionam a leitura nesses locais como um prazer. Entre adultos, a proporção é parecida (71% contra os 30% que leem por lazer). Ainda segundo o levantamento, somente um terço dos brasileiros citou a influência de alguém, seja um familiar ou professor, na formação do gosto pela leitura. Mesmo os professores, que em tese deveriam dar o exemplo, têm pouco hábito de leitura – metade respondeu que não estava lendo nenhum livro durante a realização da pesquisa.

Diante desse contexto, o projeto Leitura, Literatura e Formação na Escola, desenvolvido por iniciativa de um grupo de pesquisadores da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), vem promovendo práticas de leitura entre alunos e professores da Escola Estadual Municipalizada Mazomba Doutor Jorge Abrahão, localizada no município de Itaguaí, na Região Metropolitana do Rio. “O objetivo do projeto é popularizar as práticas de leitura nessa escola, que tem alunos do ensino fundamental II – que vai do sexto ao nono ano –, e ampliar o repertório cultural e literário que os estudantes já trazem, valorizando a literatura oral que eles já dominam e aumentando o contato deles com obras clássicas”, diz a Jovem Cientista do Nosso Estado Márcia Cabral, coordenadora do projeto e do grupo de pesquisa Infância, Juventude, Leitura, Escrita e Educação, na Faculdade de Educação da Uerj. O projeto foi contemplado no edital Apoio à Melhoria do Ensino em Escolas da Rede Pública Sediadas no Estado do Rio de Janeiro, da FAPERJ.

Para atingir essa meta, a sala de leitura da escola foi reestruturada. “Compramos mobiliário, aparelho de projeção, tela, porta-revistas e um acervo mais digno de livros, que inclui obras de narrativas curtas e longas, além de DVDs. O acervo ficou com cerca de 500 títulos”, diz Márcia Cabral. Uma estratégia adotada para despertar o interesse dos jovens pela leitura na escola foi trabalhar com obras que estão atualmente na mídia e são atrativas para o público juvenil. “Não menosprezamos o gosto deles pelas sériesCrepúsculo e Harry Potter, que também integram o acervo”, explica Márcia, que contou com o apoio de toda a equipe da escola, dirigida por Marize Nádia Marçal e Hellen Almeida.

A escolha da escola Dr. Jorge Abrahão ocorreu por influência da doutoranda Aline Santos Costa, então bolsista do programa Treinamento e Capacitação Técnica (TCT) da FAPERJ, orientanda de Márcia e professora de História da escola. “Aline contou que a biblioteca era muito deficiente e resolvemos concorrer ao edital da FAPERJ”, conta Márcia. No dia 16 de maio, foi inaugurada a nova sala de leitura. O espaço, batizado como Vinicius de Moraes, passou a sediar também reuniões semanais do Clube de Leitura dos alunos.

O Clube da Leitura é uma iniciativa para motivar a frequência regular dos estudantes à biblioteca. “Ele teve início em 2015, mas após a inauguração da nova sala, a adesão das crianças a esse projeto aumentou. Elas têm autorização dos pais para ficar na escola à tarde, depois da aula, lendo. As atividades do clube envolvem rodas de leitura e contação de histórias, semanalmente. A sala de leitura também sedia a realização de outras atividades educativas, como as oficinas de poesia, que não são diretamente vinculadas ao Clube de Leitura, mas só se tornaram possíveis com a reestruturação da sala”, detalha Aline. Ela participou da organização do Clube de Leitura junto com professora Aimée Marcilei Azevedo, que trabalha como mediadora da sala de leitura. “É importante ter a figura de um facilitador de leitura para os estudantes, fornecendo suporte e orientação aos jovens que buscam livros”, completa.

O bairro da Mazomba, em Itaguaí, onde está localizada a escola, é uma região semirrural. A escola, com cerca de 120 alunos, ainda não tem acesso à internet. “É uma região com pouco comércio e dificuldades de transporte. A estrada da escola é asfaltada, mas para chegar ao colégio só há uma linha de ônibus, que passa de hora em hora, ou as vans de uma cooperativa local. As crianças dependem de um ônibus escolar da prefeitura”, diz Aline. Diante dessas dificuldades, promover o gosto pela leitura pode trazer reflexos, no futuro, para o próprio desenvolvimento local. “Esse projeto de reestruturação da sala de leitura foi importante não só para a formação leitora dos alunos, mas também dos professores, porque com novos títulos, os mestres podem contar com mais recursos para trabalhar com os alunos e para a própria formação deles”, pondera Aline.

Para a coordenadora do projeto, não existe uma fórmula pronta para desenvolver o gosto pela leitura nas novas gerações, mas a ideia é criar um ambiente favorável, em toda a escola, ao gosto pelos livros. “Muitas vezes, a escola não cria leitores porque se concentra mais nas cobranças para provas. Queremos popularizar a leitura em todo o ambiente escolar. No pátio da escola, tem uma estante de livros para os alunos levarem para casa, em vez de deixá-los fechados na biblioteca. Na entrada da escola, há informações para divulgar o horário de funcionamento do Clube de Leitura. O prazer de ler deve ser compartilhado”, conclui Márcia.

Fonte: Faperj

Very few of the laborers celebrate Christmas, and some of them don’t even know what it is (one worker guessed it was “Chinese New Year for foreigners”). Hello, this is Conan Elliott, and I’m Director of Instruction here at Camas Meadows Golf Club in Camas, Washington. Opening the season in Jacksonville against the Jaguars is no joke and meeting cheap nfl jerseys shop the Giants, Cowboys, Redskins, Texans, and Seahawks among others, Aaron Rodgers and Green Bay will get the job done, especially wholesale nfl jerseys since Jordy Nelson is back and healthy and Eddie Lacy is back to looking and playing like his old self. In that case, you’re suddenly a scientist who explains that it was cold and footballs deflate in the cold. Accumulating stuff I don’t need I cannot convey how much I am done with this. It’s a big part of their lives,” which is key to their success, Bergquist said. According to their white papers, they plan to get Luke’s Binoculars in use within the next three years.. So I am already getting warmed up. We applaud aggressive play. “Deflate gate,” the scandal surrounding the revelation that 11 of the 12 game balls used by the Patriots were under inflated in their AFC championship victory over the Indianapolis Colts, is not going away. Faulkner, who has already played a handful of limited overs games for Australia, excelled with bat and ball in the Sheffield Knockoff Oakleys Shield final. Here, if http://www.cheapjerseysselling.com you’re a prosecutor, you want black jurors. And African products in Europe (or vice versa) would probably require adaptation, allowing firms to develop marketing strategies that better fit the local needs. Please limit yourself to one question so we can get to as many of you as possible.. The leaves of the aspens have long stems and a rounded shape that together with their size makes them move in even a very light wind. According to Mark Shriver of Save The Children, “Our children are losing the war because too many politicians say the right thing but don’t have the political guts to do the right thing.”. This directly results in much, much more money being made from ads in the stadium and through alternative viewing platforms (such as television, the internet, 3G devices, and Apple Inc.’s iPod), a greater number of tickets sold because there are more games being played, and much greater non ticket profits from a variety of team merchandise, concession sales, and also via franchise bonuses from Major League Baseball. The catch was was deserving of highlight reel status itself had it not been overshadowed by his other wholesale nfl jerseys deeds.. To have the opportunity to create a worldwide resurgence of the Karl Lagerfeld brand is something special. “Duracell and I wanted to inspire others, to give them the motivation I would have needed if I hadn’t had my parents.

Próximos Eventos