+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Projeto Hora de Empreender é aplicado em escola pública de Gravataí para incentivar educação voltada à nova economia

O programa Inova RS na região Metropolitana e Litoral Norte, da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), inicia a execução do seu primeiro projeto-piloto em uma de suas quatro áreas prioritárias locais nesta sexta-feira, 14. Voltada à educação, a iniciativa Hora de Empreender será executada na Escola Estadual Antônio Gomes Corrêa, na cidade de Gravataí, com o objetivo de incentivar um ensino voltado ao desenvolvimento de competências e habilidades. 

Contando com uma rede de multiplicadores voluntários formada por profissionais das áreas da tecnologia, empreendedorismo e inovação, o projeto será aplicado de forma on-line em um grupo de 33 alunos de 8º e 9º anos e de Ensino Médio, buscando ainda fortalecer a parceria com a Secretaria da Educação (Seduc), formalizada através do programa Educar para Inovar, também da Sict. 

O Gestor de Inovação e coordenador do projeto, Yuri Ribeiro, destaca a necessidade de preparar melhor os jovens para atuar na nova economia e de auxiliar as escolas nesse movimento, demandas identificadas pelo grupo de trabalho da região formado por especialistas em educação. “Através de metodologias já existentes, vamos oferecer no turno inverso das aulas experiências na área da tecnologia e do empreendedorismo abordando conceitos de programação, desenvolvimento de softwares e criação de soluções inovadoras em formato de startups”, explica. 

Na sequência, a Escola Estadual Senador Alberto Pasqualini, em Novo Hamburgo, também receberá o Hora de Empreender, a partir do dia 11 de junho, além de um colégio na região do Litoral Norte, ainda a definir. O projeto está sendo construído em parceria com diversas instituições de ensino e empresas e junto ao governo local e sociedade gaúcha. Para saber mais informações sobre como ser um voluntário, patrocinador ou apoiador da ação, entre em contato através do e-mail yuri-ribeiro@sict.rs.gov.br.

Fonte: SICT RS em 17/05/2021

Próximos Eventos