Giro nos Estados

Projeto Ciência Itinerante integra programação do Dia da Ciência no Ceará

O projeto Ciência Itinerante – uma das estratégias da Secitece para a popularização da Ciência e Tecnologia no Ceará – irá participar das atividades alusivas ao Dia da Ciência. As apresentações do projeto vão de quarta a sexta-feira (28 a 30/8), sempre às 13h30, na área situada abaixo da cúpula do Planetário Rubens de Azevedo, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (R. Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema).

O Dia da Ciência é uma iniciativa da Secretaria de Educação do Estado (Seduc) e consiste num evento de caráter lúdico e educativo que reconhece e valoriza a importância da Ciência para o desenvolvimento cognitivo dos educandos. Ele faz parte de um conjunto de atividades comemorativas ao Dia do Estudante e que estão diluídas ao longo do mês “Ao Gosto do Aluno”.

No local, o Ciência Itinerante irá fazer demonstrações nas áreas de Física, Química, Biologia e Tecnologia da Informação, aliando o conhecimento teórico com práticas lúdicas e interativas, despertando a curiosidade e estimulando a gosto pela ciência de 450 estudantes das escolas estaduais, previstos para participar dos três dias de apresentações.

“As apresentações científicas e lúdicas do Ciência Itinerante são sempre importantes aliadas nas ações de democratização do acesso a Ciência”, comenta o assessor técnico da SEDUC e articulador do evento, professor Ricardo Felipe.

A programação do Dia da Ciência inclui ainda visitas dos alunos à Seara da Ciência, órgão de divulgação científica e tecnológica da Universidade Federal do Ceará, e também às sessões no Planetário Rubens de Azevedo, equipamento que dissemina conhecimentos ligados a astronomia.

O Ciência Itinerante
O projeto uma iniciativa do Governo do Estado do Ceará, através da Secitece, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). É uma das estratégias da Secitece para a popularização da Ciência. O público alvo é composto por estudantes e professores da rede de escolas públicas do Ensino Fundamental e Médio, instituições de Ensino Técnico e Profissional e demais interessados. Quase oito mil pessoas já assistiram a performance dos monitores do Ciência Itinerante, que começou suas atividades em 2011.

Fonte: Secitece- CE

Próximos Eventos