+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Projeto Banda Larga da Bahia vai levar tecnologia de alta velocidade a todo o estado

Implantar uma rede digital para conectividade em banda larga, suportada por cabos ópticos, que interligue inicialmente o eixo leste-oeste do Estado. Este é o novo cenário tecnológico, que será possível através do Projeto Banda Larga da Bahia. Desenvolvido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), o projeto tem como principal objetivo democratizar o acesso à informação e potencializar a inclusão digital da sociedade no Estado.

Na perspectiva de que as tecnologias contemporâneas de comunicação e informação são estruturas fundamentais para o desenvolvimento econômico e social, o secretário da Secti, Manoel Mendonça, afirma que o projeto visa “levar banda larga pública às cidades mais necessitadas, para que dessa forma seja ampliado o exercício da cidadania e a modernização da gestão pública”.

O projeto Banda Larga prioriza também o atendimento às escolas públicas do estado e áreas-chaves de atenção do governo, como a saúde, educação e segurança-pública. Estas irão dispor de uma importante infraestrutura tecnológica que assegure um grande salto qualitativo em serviços.

Sintonizado com os programas federais “Cidade Digital” e “Plano Nacional de Banda Larga” (PNBL) – que buscam massificar a oferta de acessos banda larga e promover o crescimento da capacidade de infraestrutura de telecomunicações do Estado – o Projeto Banda Larga da Bahia fomenta o desenvolvimento de um ecossistema que possibilite a geração e acesso facilitado de soluções tecnológicas inovadoras para os municípios – gestores e cidadãos.

Fonte: SECTI-BA

Próximos Eventos