+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Programa de cooperação instituído pela Capes na FAPERN será ampliado

Instituído em julho de 2013, o Programa de Cooperação Capes/Faps teve a FAPERN como uma das primeiras fundações de amparo à pesquisa a estabelecer convênio para a concessão de bolsas de mestrado e doutorado no Rio Grande do Norte, no valor total de mais de R$ 23 milhões para o período de cinco anos. Atualmente são concedidas 91 bolsas nas modalidades mestrado, doutorado, doutorado docente, pós-doutorado na empresa e professor visitante sênior e residente em área estratégica, além de apoio financeiro para custeio. Os pesquisadores beneficiados pelo programa atuam nas instituições públicas de ensino superior do estado (UERN, UFRN, UFERSA E IFRN).

Agora a Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal  de Nível Superior (Capes) vai ampliar o programa para outros estados e no último dia 18 de março de 2014 foi aprovado o Regulamento do Programa de Cooperação CAPES/FAPs, cujo objetivo é promover a capilaridade das ações voltadas à formação de recursos humanos altamente qualificados, com vistas a reduzir assimetrias regionais, fortalecer e ampliar a pós-graduação nos estados. A aprovação do Regulamento ocorreu durante o Fórum (foto) do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), realizado em Belo Horizonte/MG e que teve a participação do presidente da FAPERN, Emanoel Nunes Márcio. Seguindo o modelo já adotado no RN, a implementação do programa se dará por meio de acordos de cooperação ou convênios entre as FAPs e a Capes.

Tais acordos deverão ser balizados por estudos de demanda efetuados pelas FAPs junto às Instituições de Ensino Superior e Pesquisa de cada unidade da Federação.

Fonte: Fapern

Próximos Eventos