Giro nos Estados

Programa Cidades Digitais será levado para Estrutural no DF

A população da Estrutural receberá uma nova ferramenta pública de acesso à internet até setembro deste ano. A região administrativa é a primeira do Distrito Federal a fazer parte do programa Cidades Digitais,uma iniciativa para democratizar o acesso à rede mundial de computadores. Nesta semana, o governador Agnelo Queiroz assinou o Plano de Trabalho que será enviado ao Ministério das Comunicações.

Um dos principais pontos do projeto será a implantação de infraestrutura de conexão entre órgãos e equipamentos públicos locais e à internet. Outra etapa relevante será a a instalação em espaços de grande circulação de um ou mais pontos públicos de acesso à internet para uso livre e gratuito pela população. Além disso, será dado apoio a espaços comunitários de uso das tecnologias digitais a fim de torná-los centros irradiadores de informação e de integração das comunidades.

“A comunidade terá facilidades no acesso à internet, podendo pagar contas, acessar serviços para inscrição em programas dos Governos Federal e Distrital, além da possibilidade de frequentar cursos de inclusão digital”, explica o subsecretário de Inclusão Digital e Conteúdos Tecnológicos, da Secretaria de Ciência e Tecnologia, Alexandre de Oliveira Lobo.

O projeto será implantado em sintonia com o Programa Nacional de Banda Larga (PNBL). Trata-se de uma ação que também busca contribuir na construção de uma política de e-Gov, baseado na universalização do acesso, na qualidade e na integração.

O que é – Cidades Digitais é um programa do Ministério das Comunicações. O objetivo é modernizar a gestão e o acesso aos serviços públicos nos municípios brasileiros. Para isso, atua na construção de redes de fibras ópticas que possibilitem a conexão entre os órgãos públicos, o acesso da população a serviços de governo eletrônico e a espaços de uso de internet.

No DF, a articulação do programa foi feita pela Casa Civil da Governadoria. O acordo de cooperação técnica com o Ministério das Comunicações para a implantação do Projeto Cidades Digitais ocorreu em 29 de janeiro do ano passado. A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) coordena a parte operacional da implementação do projeto. O fornecimento da banda larga também conta com Secretaria de Planejamento, responsável pela rede corporativa do GDF.

Fonte: SECTI-DF

Próximos Eventos