Giro nos Estados

Professores do IFMT conhecem estúdio da Secitec, referência em MT

Responsável pelo departamento de educação à distância do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), a professora Claudete Galvão Alencar Pedroso esteve na manhã desta quarta-feira (05) para conhecer o estúdio da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec), referência em Mato Grosso em ministrar cursos à distância.

Ela esteve acompanhada do professor Luís Júlio Pedroso, do curso de Eletrônica. Ambos vieram conhecer a tecnologia empregada. Os cursos ministrados na Secitec são via satélite e pela internet com qualidade HD nas imagens.

Um dos professores do IFMT, Luis Carlos Nascimento, trabalha na empresa que gerencia o estúdio da Secitec e convidou os colegas para conhecer o sistema

“Temos a intenção de construir o nosso próprio estúdio no IFMT, mas caso demore muito, pois depende de buscar recursos financeiros para isso, vamos fazer um termo de cooperação com a Secitec para utilizar o espaço”, comentou.

As aulas dos cursos à distância do IFMT utilizam a internet e muitos locais no interior, onde a qualidade do sinal da internet é de baixa qualidade e a qualidade das imagens é inferior.

O IFMT oferece dois cursos de nível superior à distância pelo programa Universidade Aberta, gerenciado pela Cooperação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). São eles: licenciatura em química e tecnologia de sistema de internet. Cerca de 1,5 mil pessoas são atendidas.

Por meio de uma parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), o IFMT oferta quatro cursos de nível médio e qualifica cerca de 6,3 mil servidores dentro do período de dois anos. As aulas ofertadas são para: secretaria escolar, alimentação escolar, infraestrutura escolar e multimeios didáticos.

Fonte: SECITEC-MT

Próximos Eventos