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Professores da UEPB têm projetos aprovados em edital de financiamento de pesquisa da Capes-CNPq

Quatro professores da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) tiveram projetos aprovados em Edital de Chamada Pública 043/2013 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e irão receber incentivos financeiros para o desenvolvimento de pesquisas que contribuam significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e para a inovação do país nas áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais e Ciências Sociais Aplicadas.

Os docentes que tiveram projetos aprovados foram: Kathleen Elane Leal, do Departamento de Serviço Social, com pesquisa de promoção de Saúde na área de Saúde Coletiva; Moema Amélia Serpa, também do Departamento de Serviço Social, com a proposta de analisar o processo de precarização do trabalho nas áreas da Saúde e Assistência Social; Filipe Reis Melo, do Curso de Relações Internacionais, com o projeto “Terras Raras”; e Sandra Maria Araújo, do Departamento de Administração com o projeto “Relações entre a forma de governança e a competitividade em Clusters”.

Os projetos selecionados terão um financiamento máximo de até R$ 30 mil para cada pesquisa, de acordo com a análise, julgamento e classificação pelo Comitê de Assessoramento, sendo 50% do valor dos recursos a serem disponibilizados pela Capes e os outros 50% pelo CNPq. De acordo com o edital de seleção, as propostas apoiadas pela chamada deverão ter seu prazo máximo de execução estabelecido em dois anos.

As propostas aprovadas foram avaliadas nos critérios de excelência quanto aos aspectos científicos, tecnológicos e de inovação, dos pontos de vista da qualidade e originalidade do projeto, do avanço esperado em relação ao estado da arte e da efetividade da metodologia proposta; na qualidade e eficiência do gerenciamento proposto em termos da qualificação do Coordenador e da experiência da equipe e eventuais parcerias; na adequação do cronograma de execução e do dimensionamento dos recursos solicitados; bem como no potencial de impacto dos resultados do ponto de vista técnico-científico, socioeconômico, ambiental, da difusão e de inovação.

Fonte: UEPB

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