+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Professora da UFT vence prêmio nacional de fotografia científica pela segunda vez

Pela segunda vez consecutiva (2014 e 2016), a professora Marcela Silveira Tschoeke, ganhou o prêmio de melhor fotografia no 26° Congresso Brasileiro de Entomologia. O evento correu no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió-AL, nos dias 13 e 17 de março de 2016. Em 2014 Marcela já havia sido premiada no 25º. Congresso Brasileiro de Entomologia  com a foto “Predação”, escolhida melhor foto do concurso.

A professora esteve no evento para apresentar resultados de sua tese de doutorado, “Whiteflies avoid plants infested by Tetranychus urticae”, de autoria dos pesquisadores da Universidade Federal do Tocantins (UFT): Marcela C.A.C. Silveira-Tschoeke, Renato A. Sarmento, Arne Janssen, Cleide Dias e Gil R. Santos.  Marcela participou do concurso com três fotos inscritas, sendo que duas foram premiadas: “Amor agarradinho”, com 1º lugar e “Cigarra na chuva” com menção honrosa.

A pesquisadora afirmou que tem a fotografia como hobby e como professora da disciplina de Zoologia Geral no curso de Agronomia, tem usado fotos para enriquecer as aulas teóricas. “Claro que gostei do reconhecimento, principalmente por ter vindo de uma seleção de pessoas da área que atuo, mas o que sempre me motiva é o interesse e admiração dos alunos quando veem as fotos que uso como recurso didático.

O XXVI Congresso Brasileiro de Entomologia (XXVI CBE) e o IX Congresso Latino-americano de Entomologia (IX CLE), foram realizados pela Sociedade Entomológica do Brasil (SEB) e Embrapa Tabuleiros Costeiros. Estes dois eventos constituem os principais fóruns de discussão sobre Entomologia em toda a América Latina. O Congresso Brasileiro de Entomologia é um evento que ocorre a cada dois anos.

Fonte: UFT

Próximos Eventos