Giro nos Estados

Prodetec apresenta aula inaugural dos cursos de pós-graduação no Amapá

Na tarde desta segunda-feira (14), no auditório da Universidade Estadual do Amapá (UEAP), o Governo do Estado do Amapá lançou a aula inaugural dos cursos de pós-graduação do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico dos Sistemas de Produção no Vale do Araguari (Prodetec).

A cerimônia de lançamento contou com a presença do governador Camilo Capiberibe, secretario de ciência e tecnologia, Antonio Claudio de Carvalho, pró-reitor da UEAP Breno Marques, presidente da FAPEAP, Terezinha de Jesus, representante da Ferreira Gomes Energia, Eduardo Sakamoto.

A UEAP vai executar os cursos de pós-graduação com temas das Especializações em Economia e Meio Ambiente e Gestão de Arranjos Produtivos Locais para 80 acadêmicos selecionados.

De acordo com o governador Camilo Capiberibe,  o Vale do Araguari terá uma mão de obra qualificada no sentido de utilizar novas tecnologias para o desenvolvimento de toda a região e de suas potencialidades. “Nada mai justo qualificar esses alunos para acrescentar e multiplicar conhecimentos com os moradores da região do Araguari, com certeza a inovação e tecnologia serão inseridos em todo o processo de produção, plantação e demais atividades dos agricultores e outros setores econômicos”, disse.

O titular da Setec, Antonio Claudio de Carvalho destacou os resultados que o Prodetec pode gerar para os moradores da região do Araguari. “Esses dois cursos foi fruto de uma discussão muito grande, porque os temas foi tema do Rio+20 e hoje o Amapá está se inserindo nesse contexto, e estamos vendo essa oportunidade surgir para os futuros profissionais”, ressaltou.

O Prodetec  fortalece as ações de pesquisa, desenvolvimento e inovação, aperfeiçoando o nível de produtividade e diversificação dos sistemas de produção das comunidades rurais e periurbanas no entorno da hidrelétrica de Ferreira Gomes. Além disso, o Prodetec irá agenciar a segurança no abastecimento agroalimentar na região. Para os agricultores, o Programa manterá a formação e qualificação técnico-profissional, curso de especialização em Economia Verde, desenvolvimento do APL de Hortifrutigranjeiros nos municípios de Ferreira Gomes e Porto Grande, e ensaios experimentais de inovação tecnológica.

O Programa conta com recursos previstos na ordem de R$ 2 milhões como medidas compensatórias para o setor de pesquisa, no processo de licenciamento ambiental da empresa Ferreira Gomes Energia. A Setec é coordenadora geral do Prodetec.

O Governo do Estado manterá todo o apoio operacional na execução do Prodetec, que tem como parceiros a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Fundação de Amparo à Pesquisa (Fundação Tumucumaque) e Universidade do Estado do Amapá (Ueap). O Programa de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico dos Sistemas de Produção no Vale do Araguari terá dois anos de duração.

Fonte: SETEC-AP

Próximos Eventos