Giro nos Estados

Presidente da FAPERN integra Comissão de Avaliação de Iniciação Científica do CNPq

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) promoveu nesta terça-feira (5) a primeira reunião da Comissão Nacional de Avaliação de Iniciação Científica (Conaic).
O esforço em se identificar estratégias de acompanhamento e avaliação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e a necessidade de se trabalhar a ética e a integridade científica com os alunos de iniciação científica, em especial com os alunos do Programam foram dois tópicos de destaque do encontro.

Com referência ao primeiro tema, o CNPq tem interesse em realizar uma avaliação nacional, bem como desenvolver instrumentos normativos que venham contribuir para a efetividade do programa nas instituições de ensino superior, empresas, centros de pesquisa, enfim em todas as instituições que detêm cotas de bolsas dessa modalidade.

Discutiu-se também com ênfase a necessidade de desenvolver trabalhos de egressos do Programa, a fim de mapear a trajetória dos mesmos ¿ se para a pós-graduação ou para outros segmentos da sociedade.
Comissões -A informação da criação da Comissão Nacional de Avaliação de Iniciação Tecnológica (Conait) foi dada aos presentes pelo diretor de Cooperação Institucional do CNPq, Manoel Barral, que salientou a importância das duas comissões atuarem separadamente, dando assim um caráter peculiar a cada uma, que trabalha com a mesma modalidade de bolsa, porém em segmentos diferentes uma voltada para a ciência e outra para a tecnologia. Certamente, em alguns momentos ambas as comissões se reunirão.

Participaram do encontro os membros Antônio Martins Figueiredo Neto, representante da área de Ciências Exatas Rafael Linden, da área de Ciências Biológicas Sílvia Helena Koller, da área de Ciências Humanas e Sociais Hélio Leães Hey, representante do Foprop, Maria Bernadete Cordeiro de Souza, representante do Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap), e o diretor de Ciências Agrárias, Biológicas e da Saúde do CNPq, Paulo Sérgio Lacerda Beirão. A reunião foi encerrada pelo presidente do CNPq, Glaucius Oliva, que destacou a importância dessa comissão para identificar estratégias de recomposição do sistema Pibic.

Uma nova reunião será realizada no início do segundo semestre. Os integrantes da comissão foram convidados a participarem, juntamente com os representantes e coordenadores do Pibic e Pibiti, de encontro programado para 25 de julho próximo dentro da programação da 64ª Reunião da SBPC, que se realiza em São Luis (MA). Na oportunidade serão apresentados as decisões e os avanços das propostas originadas das reuniões regionais promovidas em novembro de 2011 e março deste ano.

Para saber mais sobre a Conaic acesse a Resolução Normativa Nº: 29/2011

Fonte: FAPERN

Próximos Eventos