+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Presidente da Agetec participa de aulas inaugurais do Pronatec em cidades do interior do Tocantins

O presidente da Agência Tocantinense de Ciência, Tecnologia e Inovação (Agetec), George Brito, está participando das cerimonias das aulas inaugurais, no período de 10 a 12 de dezembro, dos cursos que estão sendo oferecidos pelo Programa na Nacional de Ensino e Emprego (Pronatec), em cinco cidades do Estado, dentre elas Couto Magalhães, Porto Nacional, Colinas, Araguaina, Guaraí, e Araguacema, onde serão ofertadas novas turmas de cursos profissionalizantes.

As matriculas estão sendo realizadas pela equipe de apoio administrativo da Agetec, a qual está percorrendo os 99 municípios para mobilização e matriculas de alunos. As aulas estão previstas para iniciarem em todas essas cidades a partir da segunda quinzena de janeiro de 2016.

Os cursos ofertados pelo programa, por meio da Agetec, foram ampliados de 45 para 99 cidades. Ao todo serão oferecidos 35 cursos, dentre eles o curso técnico em Segurança do Trabalho, Informática, Agente Comunitário de Saúde, Reciclagem, Alimentação Escolar, Secretariado. Já na modalidade Formação Inicial Continuada (FIC), a Agetec oferta os cursos de Fotógrafo, Agente Cultural, Assistente Administrativo, Agente de Projetos Sociais, Inglês Básico, Desenhista de Moda, Ceramista, Horticultor Orgânico, Artesão de Biojóia, Apicultor, Assistente de Recursos Humanos, dentre outros.

As próximas etapas das atividades de matriculas serão realizadas de 17 a 19 de dezembro, e com aulas inaugurais de novas turmas e formatura de alunos que já concluíram os cursos. Sendo no dia 17 de dezembro no município de Araguatins (com aula inaugural e formatura), dia 18/12 em Tocantinópolis (aula inaugural e formatura), e dia 19/12 em Gurupi (aula inaugural).

A ação teve inicio no dia 27 de novembro, onde algumas cidades foram escolhidas, estrategicamente, para realização das aulas inaugurais de forma simbólica.

Segundo o presidente da Agetec, George Brito, o Pronatec já beneficiou mais de sete mil pessoas de várias cidades do Tocantins que conseguiram concluir um curso profissionalizante para atender as demandas do mercado de trabalho.

Os  cursos profissionalizantes do Pronatec  são destinados as pessoas que recebem benefícios dos programas federais de transferência de renda ou que estejam cadastradas no CADÚNICO e Bolsa Família, beneficiários do  Pronatec Brasil sem Miséria, agricultores familiares, povos  e comunidades tradicionais e da reforma Agrária ( Pronatec Campo), dentre outros.

O Pronatec visa ampliar e incentivar o acesso do cidadão ao ensino técnico e sua inserção ao mercado de trabalho, por meio da ampliação das oportunidades educacionais e qualificação profissional de estudantes e trabalhadores.

Fonte: Agetec-TO

Próximos Eventos