+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Prêmio Servidor Pesquisador: Maranhão promoverá 1ª edição da premiação destinada aos servidores estaduais

O Governo do Estado, por meio da Escola de Governo do Maranhão, em parceria com a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), promoverá a primeira edição do Prêmio Servidor Pesquisador.

O Prêmio foi instituído pelo Governador Flávio Dino através do Decreto Nº 35.818 de 14 de maio de 2020. A premiação tem a finalidade de estimular a pesquisa entre os servidores públicos em atividade na administração pública direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo Estadual, além de reconhecer a produção de artigos técnico-científicos de relevância para a Administração Pública do Estado do Maranhão em diversas áreas do conhecimento. A previsão é que o edital do Prêmio seja lançado em janeiro de 2021.

A premiação, além de representar um importante incentivo à atuação do servidor público no exercício das funções, visa a obtenção de um conjunto de soluções práticas que possam ser aplicadas pelos órgãos da administração pública, proporcionando melhorias efetivas na prestação de serviços ou otimização dos recursos públicos.

Para concorrer ao Prêmio Servidor Pesquisador, os candidatos devem atender aos seguintes critérios: ser servidor público em atividade na administração pública direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo Estadual; possuir nível superior reconhecidos pelo MEC/CAPES. Cada candidato ou equipe pesquisadora poderá inscrever somente 01 (um) artigo técnico-científico. Cada participante pode integrar somente uma equipe pesquisadora, que poderá ser composta por no máximo 03 (três) servidores.

O Prêmio é destinado aos servidores públicos que realizam pesquisas de relevância para o desenvolvimento, inovação e modernização da administração pública, com ênfase na melhoria da prestação dos serviços públicos no Estado do Maranhão, geração de economia para a administração conforme os seguintes eixos:

Desenvolvimento Econômico e Cidadania – Erradicação da pobreza; trabalho, emprego e renda; participação popular e cidadania; educação; saúde; saúde do servidor público; economia rural; gestão ambiental; segurança pública; desenvolvimento sócio cultural.

Modernização e Inovação da gestão pública – infraestrutura e logística; eficiência energética; Planejamento urbano e acessibilidade; Governo digital; novas metodologias de gestão; Tecnologia da informação e Comunicação; gestão estratégica no setor público; gestão de processos.

Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas – análise de políticas públicas atualmente em execução pelo Governo do Estado quanto ao seu desenho, implementação e/ou mensuração de resultados e impacto.

PREMIAÇÃO

Será concedida premiação para o 1°, 2° e 3° lugar aos melhores artigos dentre todas as categorias identificadas no edital. O primeiro lugar receberá uma premiação no valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais). Os três primeiros lugares receberão troféu e certificado de Menção Honrosa, assim como, terão seus artigos publicados na Biblioteca Virtual da EGMA.

Fonte: EGMA

Próximos Eventos