+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Prêmio Fapitec estimula atividades científicas e tecnológicas em Sergipe

Na noite da última quarta-feira, 8,  a Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE), celebrou o desenvolvimento da ciência em Sergipe, com o Prêmio Fapitec/SE de Comunicação e Divulgação Científica e a abertura da Semana Nacional de Ciências e Tecnologia (SNCT) em Sergipe, que aconteceu no Museu da Gente Sergipana.  A cerimônia consagrou 11 premiados incluindo jornalistas, pesquisadores e estudantes.

Criado em 2009, com a finalidade de estimular a participação de bolsistas, pesquisadores, jornalistas, comunicadores e empresários em atividades científicas e tecnológicas inovadoras. Para o diretor-presidente da Fapitec/SE, José Ricardo de Santana, “o prêmio é o reconhecimento da produção de conhecimento e serve como forma de divulgação dos trabalhos. É uma forma de estimular a formação de novos talentos e comunicadores que fizeram a vinculação”, ressaltou.

Durante o evento, também aconteceu a abertura da 11ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), este ano com o tema ‘Ciência e Tecnologia para o desenvolvimento Social’. A SNCT é um evento anual que acontece durante o mês de outubro, sob a coordenação geral do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Em Sergipe, a Fapitec/SE coordena a SNCT, realizada de 10 a 19 de outubro, no Centro de Convenções de Sergipe, (CIC), com abertura sexta-feira, 10, às 8H, e entrada gratuita. Sobre a SNCT, José Ricardo diz que o evento acontece através de ações, jogos e brincadeiras em escolas, museus, em Aracaju e no interior.

A feira conta com a participação de pesquisadores, instituições e escolas da rede particular, pública e federal, que farão uma exposição de trabalhos desenvolvidos junto com os professores. Também estão previstos durante a semana, eventos como o Portas Abertas (pelo qual as instituições, especialmente científicas, recebem a visita do público em geral), Mostra de vídeos, Cientistas nas Escolas, Exposições e Feiras Científicas, Visitas a Museus, Casas de Ciência e Estações Experimentais.

A noite também foi de homenagem ao jornalista sergipano João Ribeiro, que a partir de 2015 intitulará o Prêmio Fapitec/SE de Comunicação e Divulgação Científica. Na oportunidade, também foi lançada uma publicação fazendo um resgate histórico dos premiados de 2009 a 2013, além do lançamento de um selo dos Correios, em comemoração aos 15 anos da Fapitec.

O secretário do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), Saumíneo Nascimento, prestigiou o evento e em seu discurso falou sobre as gerações futuras da ciência. “Que este prêmio sirva de inspiração para as gerações futuras e para a perspectiva de uma sociedade melhor. É uma forma de trazer para a sociedade condições de uma vida mais digna”, concluiu.

Parceiros

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2014 conta com a parceria das seguintes instituições: Universidade Federal de Sergipe (UFS), Universidade Tiradentes (Unit), Secretaria de Estado da Educação (SEED), Embrapa Tabuleiros Costeiros (Embrapa), Instituto Federal de Sergipe (IFS), Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec), Sebrae, Museu da Gente Sergipana, Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe (Fanese), Instituto Tecnológico  e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS), Colégio Bom Pastor e Palácio Museu Olímpio Campos.

Premiados

Cristiano Teles de Menezes (Categoria Pesquisador Sênior); Lucindo José Quintans Júnior (Categoria Pesquisador Ciências da vida); Sérgio Hugo Menna (Categoria Ciências Humanas); Hanieri Lucênio de Souza (Categoria Ciências Exatas da Terra e Engenharia); Mairin Russo Serafine (Categoria Ciência da Vida); Ariel Ferreira Rodrigues (Categoria Jovem Cientista); Rafael Santos Barbosa (Categoria Ciências Humanas e Sociais); Makaele Torres Santana (Categoria Ciências Humanas e Sociais); Anderson Barbosa (Categoria Jornalismo Científico); Laiane Caline Santos Machado (categoria Jornalismo Científico) e Andréa Roosevelt Souza dos Santos (Categoria Jovem Jornalista).

Fonte: FAPITEC

Próximos Eventos