Giro nos Estados

Prazo de inscrições de pós-graduações com Sírio Libanês foi prorrogado em Roraima

As inscrições das especializações nas áreas de Gestão da Educação na Saúde para Preceptores do SUS, Gestão da Clínica nas Regiões de Saúde e Gestão da Regulação em Saúde no SUS, foram prorrogadas. O prazo, que encerraria no dia 7 de março, foi estendido até 10 de março. As especializações serão oferecidas pelo Ministério da Saúde em parceria com o Hospital Sírio Libanês. Em Roraima, a Escola Técnica de Saúde do SUS (ETSUS) é parceira da iniciativa.
“A alteração foi feita, pelo Hospital Sírio Libanês, a nível nacional e avaliamos de forma positiva, pois os profissionais de saúde, interessados, terão um tempo maior para providenciar toda a documentação exigida para dar início aos cursos”, esclareceu a diretora da ETSUS, Tânia Soares. São oferecidas 108 vagas, distribuídas nos três cursos, para profissionais dos 15 municípios de Roraima. As especializações serão gratuitas.

As inscrições podem ser feitas online, pelo endereço eletrônico, http://iep.hsl.org.br, no link: Projetos de Apoio ao SUS, e as informações poderão ser consultadas no edital, disponível no site da Sesau, www.saude.rr.gov.br. O cronograma de execução dos cursos segue sem alteração, ou seja, a lista final de aprovados será divulgada no dia 19 de março. As aulas iniciam nos dias 2 e 3 de abril de 2014.
De acordo com o secretário estadual de Saúde, Alexandre Salomão, essa é a primeira ação conjunta com o Hospital Sírio Libanês, que possibilitará a qualificação de profissionais, sem a necessidade do deslocamento para fora do Estado, pois os professores virão a Roraima ministrar os cursos. As qualificações são voltadas aos trabalhadores do SUS e da educação em saúde, com formação de nível superior completo. “Os cursos vão contribuir para a melhoria da atenção à saúde no SUS, com propostas diferenciadas para cada área de atuação, pois nossa finalidade primordial é dar aos profissionais a oportunidade de qualificação”, complementou.
Os cursos serão desenvolvidos na modalidade presencial e com utilização de recursos da educação à distância, com carga horária total de 360 horas. Serão realizados encontros presenciais mensais com duração de três dias. Os módulos serão realizados em um período de nove meses. O local dos encontros ainda será definido.

PARCERIA
Os cursos serão ministrados na sede da Fundação Universidade Virtual de Roraima (Univir),
no bairro Pricumã. A escolha do local é resultado de uma parceria que vem sendo reforçada entre a Univir e a ETSUS. “Esperamos estreitar ainda mais esse laço educacional entre as duas instituições, tanto que planejamos para 2014, iniciar cursos à distância promovidos pela ETSUS, e executados com a estrutura da Univir, como por exemplo, a formação das primeiras turmas de agentes comunitários”, finalizou Tânia.

Fonte: Agência de Notícias de Roraima

Próximos Eventos