+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Polo de Inovação fortalece mercado sustentável do coco em Teófilo Otoni (MG)

Com o objetivo de apoiar o desenvolvimento de pequenos empreendedores, o Polo de Inovação de Teófilo Otoni da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) promoveu visita técnica da Avecto – Associação de Vendedores de Coco de Teófilo Otoni à Central de Tratamento de Resíduos Marca Ambiental, onde funciona a Biococo, usina de beneficiamento de casca, fibra, substrato e derivados de coco verde.

Os vendedores visitaram todo o maquinário e aprenderam o processo de beneficiamento do coco verde. Além disso, eles puderam conhecer um aterro sanitário e o seu funcionamento; como o chorume e os resíduos hospitalares são tratados e todo o processo de reciclagem de plástico e papel.

A visita foi realizada em parceria com a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e contou com a presença de integrantes do projeto Incubadora de Associações. Segundo Kélvia Oliveira, coordenadora de Projetos do Polo de Inovação de Teófilo Otoni, a atividade melhorou o conhecimento dos integrantes da Avecto sobre os processos de reciclagem e beneficiamento do coco, ampliando a visão de mercado e de preservação do meio ambiente.

O Polo de Inovação de Teófilo Otoni é um dos oito instalados também nos municípios de Almenara, Januária, Araçuaí, Diamantina, Janaúba, Pirapora e Salinas. Estas unidades atuam no norte de Minas e vales do Jequitinhonha e Mucuri desenvolvendo potenciais, fortalecendo vocações e promovendo a cidadania.

Fonte: SECTES-MG

Próximos Eventos