Giro nos Estados

Polo catarinense de tecnologia e inovação atrai atenção de estados e países vizinhos

Em constante movimento, o polo catarinense de tecnologia e inovação, tem sido exemplo para estados brasileiros e inclusive, países. Nesta quarta-feira (26), a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE), recebeu a comitiva internacional em sua Primeira Missão Técnica Equador, Peru e Brasil.

Empresários e pesquisadores das Universidades do Chile e do Equador, foram recepcionados no Laboratório de Inovação, pelo secretário da SDE, Lucas Esmeraldino, o diretor de Tecnologia, Sandro Yuri Pinheiro e equipe, com o propósito de se inspirar no ecossistema catarinense e buscar oportunidades reais de negócios. Antes de Florianópolis, estiveram em Curitiba e Joinville com o objetivo de estabelecer um corredor binacional de possibilidades.

Comitiva equador
Comitiva internacional busca inspiração na rede catarinense de inovação (Foto: Gustavo Amorim)

“Existe um grande movimento latino-americano e caribenho na construção de um ecossistema de inovação em redes. O Equador é um país, pujante, com uma política de desenvolvimento, liderado pela Universidad Técnica Particular de Loja, que decretou, ano passado, em seu campus o parque científico tecnológico. Da mesma forma o Sul do Peru, na cidade de Arequipa, liderado pela Universidad Católica de Santa María | UCSM, também em processo de construção do seu parque de inovação. Entendemos a necessidade de buscar referências e não temos dúvidas que Santa Catarina, neste processo liderado pela SDE, traz toda essa visão não só do cenário empresarial, mas também governamental de políticas públicas para o fomento e desenvolvimento”, destacou Luciano Marcelino, director General de Relaciones Interinstitucionales UTPL.

A comitiva encerrou a visita com um convite ao governo catarinense, juntamente com empresários, para conhecer os grandes centros empresariais na região do Equador, Peru, Chile e Colômbia.

Comitiva gaúcha

Também com o intuito de conhecer e se inspirar no fomento do empreendedorismo inovador, aceleração de startups e no desenvolvimento econômico, foram recepcionados pelo secretário, Lucas Esmeraldino e o adjunto, Amandio João da Silva Junior, a comitiva de deputados do Rio Grande do Sul.

Comitiva gaúcha
Deputados gaúchos conheceram ações de empreendedorismo inovador e acelaeração de startups (Foto: Gustavo Amorim)

“Momentos como este são ímpares para Santa Catarina, visto que os Centros de Inovação e os projetos desenvolvidos pelo governo catarinense estão servindo como exemplo por promover o empreendedorismo, o desenvolvimento de novas vocações regionais, conectando poder público, universidades e iniciativa privada. Além do que, inovar continuará sendo uma das nossas metas, para que o estado permaneça sendo referência e aumente cada vez mais a competitividade”, destacou o secretário Lucas Esmeraldino.

Fonte: INOVA SC

Próximos Eventos