+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

PNUD aprova recursos da ordem de 443 mil dólares para financiar projeto da Setec Amapá

O secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Antônio Cláudio de Carvalho, participa de um encontro internacional na Colômbia (Bogotá), onde o tema principal é o Projeto Escudo das Guianas – composta por 250 milhões de hectares de florestas dos estados brasileiros do Amapá e do Pará, Colômbia, Venezuela, Suriname, Guyana e Guiana Francesa.
 
O convite partiu do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), que tem por mandato promover o desenvolvimento e eliminar a pobreza no mundo, e produzir relatórios e estudos sobre o desenvolvimento humano sustentável e as condições de vida das populações.
 
A proposta do Amapá no Guyana Shield (Escudo das Guianas) consiste no desenvolvimento de manejo múltiplo da floresta na região da Perimetral Norte, fortalecendo o tema “Produzir para Conservar”.
 
De acordo com o secretário, coordenador do projeto, o PNUD aprovou recursos da ordem de 430 mil dólares para financiar o trabalho que será desenvolvido com a comunidade de Água Fria, no município de Pedra Branca do Amapari.  “O evento tem tudo a ver com o Amapá e essa discussão vai trazer grandes progressos na área da pesquisa e meio ambiente. O PNUD reconhece que o nosso projeto tem um forte vínculo com o desenvolvimento humano sustentável, no qual estamos incluídos em várias áreas”, enfatizou.
 
Compromisso
 
O Governo do Amapá já teria firmado acordo em 2012, na Rio+20, para financiamento de um projeto que prevê crescimento socioeconômico com manutenção de recursos naturais. Um memorando de entendimento chamado “Iniciativa Amapá” estabelece um plano de desenvolvimento sustentável para a área amapaense – Escudo das Guianas. A região é prioritária para a conservação ambiental porque possui características ímpares em biodiversidade, como nascentes de água doce, e é uma das mais intactas do planeta.
Fonte: SETEC-AP

Próximos Eventos