+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Planetário de Brasília será um espaço de discussão científica e acadêmica

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Glauco Rojas, apresentou o Planetário aos representantes do Clube de Astronomia de Brasília (CAsB). A reunião, que aconteceu na última sexta-feira, teve o objetivo de discutir a utilização dos novos espaços do monumento destinados a ferramentas multimídias e de interação.

O CAsB é uma associação sem fins lucrativos que incentiva e reúne entusiastas da astronomia. Voltado para o estudo, pesquisa, ensino e divulgação da ciência astronômica, a entidade já realizou vários trabalhos na capital. Segundo o secretário Glauco, a instituição tem um papel muito importante nessa nova fase do Planetário, que inicia em junho com a reinauguração. “Queremos fazer do Planetário um instrumento de discussão científica e acadêmica. A participação do Clube de Astronomia é fundamental para isso”, explica.

Para o presidente do CAsB, José Ricardo de Melo, a população de Brasília merece um espaço rico em informação, cultura e tecnologia, que também contribua para a valorização da astronomia. “O Planetário será um instrumento, uma espécie de alavanca para dar visibilidade e espaço para a astronomia, além de resgatar um importante valor cultural para a cidade”, comenta.

Com uma sala de projeção para 108 pessoas por sessão, podendo receber até 600 visitantes por dia, equipada com aparelhos modernos do mais alto nível de qualidade, o novo planetário terá, também, bibliotecas digital e física, espaços para exposições, palestras e oficinas.

Fonte: SECT-DF

Próximos Eventos